Certamente, sua empresa tem metas definidas para 2024, além de planos de ação sobre como alcançá-las.
Mas, antes de começar a executar, lembre-se: é fundamental conseguir mensurar se as estratégias estão funcionando e isso depende das métricas de negócio.
Caso tenha subestimado este passo tão importante no seu planejamento, não se preocupe.
A seguir, explicamos por que é válido investir tempo em identificar e acompanhar métricas de negócio e também revelamos quais delas são mais relevantes para empresas que têm síndicos e moradores como clientes.
Métricas de negócio também são chamadas de métricas de sucesso ou KPI’s (Indicadores-chave de Desempenho). É através do acompanhamento destes índices que gestores e equipes conseguem avaliar se as estratégias trazem os resultados esperados.
Além disso, outros benefícios estão envolvidos:
Em resumo
Demonstra quanto sua empresa precisa investir para que um lead ou prospect se transforme em cliente.
Cenário ideal
Geralmente utilizada para verificar se esforços de times de marketing e vendas estão valendo a pena, na relação custo-benefício. Quanto mais próximo de zero estiver o CAC, melhor.
Dados necessários
Como calcular?
Em resumo
Significa valor do tempo de vida do cliente, ou seja, quanto sua empresa consegue faturar, enquanto um cliente se relaciona com seus serviços.
Cenário ideal
Como o LTV é centrado no consumidor e sua experiência com a empresa ao longo do tempo, quanto mais alto, melhor. Investir em melhorar essa métrica, com atenção à qualidade dos serviços e atendimento, estratégias de upsell ou programas de fidelidade, pode refletir também na taxa de retenção.
Dados necessários
Como calcular?
Em resumo
Quantos clientes permanecem na sua base em determinado período de tempo? Este índice demonstra se a empresa consegue fidelizar clientes, fazendo com que continuem consumindo produtos ou serviços, mesmo após a venda.
Cenário ideal
A retenção é mais uma das métricas voltadas ao relacionamento com o cliente e aponta se o crescimento da empresa ocorre de forma sustentável. Não basta conquistar um alto número de clientes se, em pouco tempo, eles desistem dos seus serviços. No caso do mercado de condomínios, o índice é ainda mais relevante. Então, quanto mais próximo de 100% a retenção estiver, melhor.
Dados necessários
Como calcular?
Em resumo
Customer Churn Rate é o índice de abandono ou desistência de clientes, ou seja, o oposto da taxa de retenção. Também é conhecido como taxa de rotatividade, evasão ou cancelamento.
Cenário ideal
Se o Churn aponta a frequência com que clientes deixam de se relacionar com a empresa, quanto mais baixo o índice, melhor. Alcançar um Churn negativo, por exemplo, é sinal de que a organização aplica estratégias altamente eficientes para o Sucesso do Cliente e retenção.
Dados necessários
Como calcular?
Quanto mais próximo de 100% o NPS estiver, melhor, conforme os seguintes níveis:
Dados necessários
Como calcular
Em resumo
NPS é uma das metodologias mais simples para analisar o nível de satisfação de um cliente. Ao responder 2 questões rápidas, o cliente revela sua visão sobre a empresa:
Assim, é possível comparar se essa perspectiva está alinhada ao que pensam gestores e colaboradores.
Cenário ideal
A partir da primeira pergunta, é possível criar uma análise quantitativa, que classifica os clientes de acordo com a nota da resposta:
Tornamos mais simples e eficientes as rotinas de todos os envolvidos no ecossistema condominial, por meio de soluções e integrações inteligentes.
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