Seus clientes já manifestaram a intenção de trocar os serviços de gestão de condomínios que a sua administradora oferece por uma empresa que cobra menos? Em meio ao momento econômico instável e cheio de incertezas, a competição acirrada entre concorrentes é inevitável.
Este mesmo movimento é visível na gestão de condomínios. Cada vez mais, ouvimos frases como “perdi determinado cliente, para uma administradora que acabou de começar, porque cobra menos”.
Por isso, a pergunta que está no título deste artigo. Commodities são produtos de qualidade e características uniformes, diferenciados somente pela origem e com preço determinado pela oferta ou procura internacional.
A analogia aponta para uma realidade: se síndicos e condôminos não enxergam motivos para confiar em uma administradora experiente, facilmente decidem trocar de empresa. Afinal, acreditam que todas são iguais e a vantagem está no menor custo.
Como escapar da gestão de condomínios que parou no tempo?
Se você continuou a leitura desse artigo, provavelmente, é porque se identificou com a situação.
A concorrência por preço é, na maioria das vezes, desleal. Ao cobrar menos, é certo que a qualidade ou mesmo a quantidade de serviços não serão as mesmas. Por outro lado, tentar se equiparar a valores menores pode afetar seu negócio de forma geral.
Então, como sair dessa situação? Como se manter no mercado de gestão de condomínios de forma que clientes enxerguem sua administradora como uma parceira indispensável?
Para que seus serviços não sejam vistos como simples commodities, sua administradora precisa se diferenciar.
Significa oferecer possibilidades que não serão encontradas em concorrentes, caso seus clientes pensem em trocar de administradora apenas para pagar menos. A seguir, abordamos quais podem ser esses diferenciais para o mercado de condomínios.
Tecnologia e inovação
A pandemia acelerou mudanças que aconteciam lentamente. Públicos que antes ignoravam o mundo digital, foram obrigados a se adaptar e aderir à tecnologia. Mais uma vez, administradoras de condomínios não estão livres dessa transformação e investir em tecnologia é essencial.
Por exemplo, oferecer um aplicativo da sua administradora para síndicos e condôminos é um forte diferencial.
Assim, seus clientes terão a prestação de serviços baseada em tecnologia, com mais rapidez e efetividade. Baixar boletos, fazer reservas, participar de assembleias, entre outras rotinas, com o aplicativo do condomínio, se tornam muito mais simples.
Por outro lado, a tecnologia pode também ser implementada nos processos internos da sua empresa, o que nos leva ao próximo diferencial.
Aumento de produtividade
Quando falamos em equipes mais produtivas, pode parecer um conceito vago, que só impacta o ambiente interno da administradora. Porém, há outro ponto de vista: a partir do momento em que sua equipe consegue entregar mais, o cliente final será beneficiado.
Isso porque terá respostas de atendimento mais ágeis, soluções de problemas menos demoradas e, claro, mais satisfação ao precisar e utilizar seus serviços.
Como funciona o fluxo de rotinas internas da sua administradora?
Se há muita burocracia, papéis e trabalhos manuais envolvidos, não é bom sinal. A administração de condomínios hoje já não precisa depender de tudo isso, basta investir em softwares de gestão e fazer da automação uma grande aliada.
Além da rapidez, esse investimento impacta em organização e padronização, fatores que refletem diretamente na produtividade. Percebe como é um ciclo que, se trabalhado com atenção, funciona de forma perfeita?
Leia mais: Como otimizar rotinas da gestão com automação?
Relacionamento com o cliente
Boletos, contas a pagar e receber, conciliação bancária, despesas ordinárias e extraordinárias, inadimplência. Geralmente, este é o pacote básico de serviços de qualquer administradora de condomínios. O que não significa que não se pode ir além.
Aliás, ir além é mais um dos pontos que fará sua administradora se destacar.
Para isso, o cliente é central. Sua administradora conhece o cliente? Sabe do que ele precisa? O que poderia melhorar a convivência dele no condomínio? Certamente, as respostas para essas questões não se restringem a contas em dia.
Então, cultivar o relacionamento próximo com os clientes é fundamental e, novamente, a tecnologia pode ajudar. O aplicativo, já citado nesse artigo, é uma possibilidade para se manter disponível aos clientes sempre que necessário e garantir uma comunicação acessível. Outras possibilidades são softwares de automação de processos, CRM e plataformas de atendimento omnichannel.
É importante considerar ainda que, mesmo após a conquista de um novo cliente, ele merece acompanhamento. Somente assim, será possível oferecer soluções contínuas para fidelização.
Outros fatores relevantes são o atendimento, a resolução de dúvidas e problemas de forma rápida e sem conflitos, além da atenção a todas as experiências do cliente junto à empresa.
Lembre-se: o objetivo é diferenciar-se e tornar-se essencial. Isso pode acontecer através da experiência que você oferece ao cliente.
Fortalecimento de marca
Investir em tecnologia, produtividade e relacionamento com clientes. Um grande esforço! Porém, será em vão se síndicos e condôminos não lembrarem que é a sua administradora a responsável por tudo funcionar bem no condomínio, não acha?
Chegamos ao último diferencial, ou seja, colocar em prática estratégias para que a sua marca seja lembrada e reconhecida no mercado de condomínios.
Uma presença digital consolidada é o básico e não se resume a ter um site. Inclui redes sociais, canais de comunicação online, ferramentas como e-mail marketing, entre outras práticas de marketing digital.
Optar por um aplicativo white label (personalizado de acordo com a identidade visual da sua administradora) também contribui muito para o fortalecimento, já que clientes estarão em contato com sua marca diariamente.
Conclusão: entrega de valor
Os 4 fatores citados até aqui podem não ser os únicos diferenciais no mercado de condomínios, mas são os principais diante das movimentações que percebemos hoje no segmento.
É questão de sobrevivência que uma administradora de condomínios esteja atenta às dinâmicas do mercado.
Novos players entram no jogo e aceleram a necessidade de buscar diferenciais competitivos, para consolidar espaços já conquistados por administradoras experientes e com serviços de excelência prestados no setor.
Considerar e trabalhar esses 4 pontos fará com que clientes enxerguem, não apenas serviços, mas valor na sua administradora.