O que você vai ver neste conteúdo?
Entender o que significa um super app pode ser mais simples do que parece. Basta se perguntar quantos aplicativos você tem no seu celular.
Provavelmente, não é difícil lembrar dos mais comuns, voltados a pagamentos, mobilidade urbana, acesso à conta bancária, pedidos de restaurantes e mercados, compras, entre outros.
O problema surge quando você demora para encontrar o aplicativo específico para determinada tarefa, entre os vários que já estão instalados.
Quem nunca passou por isso?
E se houvesse um único aplicativo com uma ampla gama de funções e serviços, inclusive aqueles que fazem mais sentido para quem vive em condomínio?
Imagine que, ao acessar este aplicativo, você pudesse resolver diversas tarefas cotidianas, com poucos cliques e de forma intuitiva. Este é o conceito sobre o qual falaremos neste artigo.
Super aplicativo é um aplicativo que agrega diversas funcionalidades em um único software. Como o próprio nome sugere, ele é superior, pois ao utilizar um super app, você resolve muitas demandas, sem a necessidade de abrir várias aplicações ou telas.
Exemplos que você já deve ter visto
Nomes como IFood, Mercado Livre, Itaú, Nubank e Magazine Luiza significam algo para você? Certamente, eles já devem ter impactado seu dia a dia e são exemplos de empresas que investiram em super aplicativos.
Estas grandes marcas têm muitos motivos para apostar neste tipo de tecnologia e inovação, principalmente relacionados à comodidade e experiência do cliente.
Por outro lado, pesquisas demonstram que o brasileiro adora adotar uma novidade, ainda mais se ela tem a ver com tecnologia e inovação. E é claro que, com os super aplicativos, não seria diferente.
O que um super aplicativo precisa ter?
Além de agregar serviços e possibilidades em uma única solução, um super aplicativo deve atender outros critérios para entregar uma experiência realmente diferenciada ao usuário.
Afinal, oferecer apenas um conjunto de funcionalidades pré-determinado não tem potencial para classificar um aplicativo comum como super app.
A seguir, confira alguns pontos essenciais e saiba como reconhecer as diferenças entre aplicativo e super aplicativo.
Integração
Alcançar o posto de super aplicativo ao abranger muitas demandas em uma mesma plataforma, geralmente, depende de integração via API’s, que são interfaces de programação que permitem comunicação de dados entre plataformas. É por meio desta conexão entre outras empresas e seus provedores que a proposta central do super aplicativo se torna viável.
Usabilidade
Um super app é desenvolvido desde o início para simplificar a vida do usuário, então, sua interface é simples de usar, intuitiva e pensada para que o usuário encontre o que precisa de forma rápida.
Interação
Normalmente, um menu inicial é outro fator que facilita o uso do super aplicativo. Ao acessar uma funcionalidade, o usuário é levado a uma tela, mas consegue facilmente retornar ao início, onde têm acesso a todas as possibilidades.
Escala
À medida em que um super aplicativo se torna popular, o número de usuários cresce e a estrutura por trás do software deve estar preparada para suportar os acessos simultâneos. Ou seja, os servidores e infraestrutura devem ser escaláveis.
Personalização
A inteligência de dados é muito explorada em super apps, tanto com base nos hábitos de uso para melhorias, quanto para envio de orientações, promoções e comunicações compatíveis com as preferências do usuário. Nesse sentido, se o sistema contar com automação e Inteligência Artificial, alcançar a personalização pode ser ainda mais simples.
Segurança
A proteção de dados e a privacidade jamais são ignoradas nos desenvolvimento de um super aplicativo. Por isso, obrigatoriamente, ele contará com autenticação de dois fatores, criptografia de ponta a ponta, termos de uso, política de privacidade, entre outras ações preventivas e de monitoramento.
Quais são os benefícios de um super aplicativo?
Os motivos pelos quais um usuário adere a um super aplicativo ou uma empresa decide investir no conceito são diferentes. Na checklist abaixo, apontamos as principais, para cada caso.
Super aplicativo para condomínios: funcionalidades e serviços
Se você chegou até aqui, já entende os critérios básicos de um super app e podemos partir para nossa próxima questão: como implementar a ideia em condomínios?
É fato que muitos aplicativos voltados ao segmento prometem resolver todas as demandas do morador, do síndico e de prestadores de serviços, como administradoras, empresas de segurança e construtoras.
Será mesmo? Abaixo, estão elencadas as funcionalidades integradas essenciais em um super aplicativo para condomínios.
Diferenças entre app e super app para o condomínio
A partir das funcionalidades essenciais, já está claro o que um super aplicativo pode fazer por quem vive em condomínio.
No lugar de um morador ou síndico ser obrigado a ter apps diferentes para acessar os boletos, reservar o salão de festas ou mesmo entrar no condomínio, é possível resolver tudo isso e ainda mais, acessando apenas o aplicativo.
Porém, nem só de funcionalidades é feito um super aplicativo, é preciso ir além, ao atender os critérios essenciais já citados neste artigo.
Mas o que isso significa na prática para condomínios? Vamos esclarecer cada um deles.
Integração
O aplicativo do condomínio deve funcionar integrado a sistemas contábeis, softwares de controle de acesso, bem como a administradoras de condomínios, empresas de segurança, construtoras, entre outros.
Usabilidade e interação
Se o app vive travando, é complicado de usar ou não conta com suporte aos usuários, acabará ignorado e com baixo engajamento. Um super aplicativo do condomínio deve ter alto número de downloads e boas avaliações nas lojas de aplicativos.
Escala e desenvolvimento
É imprescindível a estrutura escalável para suportar o número de acessos simultâneos. E mais: estamos falando de tecnologia e inovação, ou seja, o app será atualizado constantemente. Este fator também pode ser conferido nas lojas de aplicativos.
Personalização
Se um aplicativo atende somente um perfil de condomínio ou condomínios de determinada região, já não pode ser considerado um super aplicativo. A plataforma deve se adequar ao que diferentes tipos de condomínios precisam e não o contrário.
Segurança
Além dos fatores já citados, é importantíssimo ressaltar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O sistema deve estar adequado à LGPD, garantir a segurança de dados dos usuários, contar com termos de uso, consentimento e política de privacidade.
Onde encontrar um super aplicativo para condomínio?
A Winker, além de plataforma integradora de soluções para o mercado condominial, também é um super app para condomínios.
Todas as funcionalidades listadas até aqui, bem como os critérios essenciais de um verdadeiro super aplicativo, fazem parte da nossa plataforma.
Nossa especialidade é simplificar a vida em condomínios há mais de 10 anos. O Winker App agiliza e integra rotinas para mais de 1,5 milhão de usuários, em mais de 10 mil condomínios e 20 estados brasileiros.
A API Winker é aberta para integração e a quantidade de sistemas integrados cresce continuamente. Hoje, são mais de 30, entre softwares contábeis, de controle de acesso, armários inteligentes, câmeras, entre outros.
Somos uma plataforma white label, que pode ser personalizada com a marca de administradoras, empresas de segurança e construtoras.
Além disso, contamos com equipe dedicada à implantação, que atende até o usuário final, o condômino, cuida do Sucesso do Cliente, Suporte e Desenvolvimento.
Por fim, o aplicativo Winker tem a melhor reputação na Play Store e App Store.
Assim, integramos todos os envolvidos do ecossistema condominial, fazendo com que empresas explorem todas as possibilidades do segmento e levem a melhor experiência aos seus clientes.