Agora, é possível definir moderação e notificação de mensagens por categoria. Além disso, o Dashboard recebeu uma nova funcionalidade para envio de boletos. No Winker Pro, o Relatório Protocolo ganhou mais possibilidades de personalização e os índices financeiros podem ser atualizados automaticamente.
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MENSAGENS
Notificação e moderação de mensagens por categoria
As notificações e moderação de mensagens são funcionalidades que já otimizam a comunicação. Agora, uma melhoria vai agilizar ainda mais a interação entre a sua administradora e clientes: você pode definir quais mensagens devem ser notificadas e moderadas, por meio das categorias.
Nas configurações do portal, em “Mensagens”, na seção “Quais categorias de mensagens você deseja disponibilizar no condomínio?”, foram implementadas duas novas colunas: “Moderação” e “Notificar”.
Sobre a coluna “Notificar”
Permite definir, por categoria, quais mensagens devem enviar também notificações e, por padrão, todas as categorias estarão selecionadas para envio, exceto a categoria “Enquetes”. Nesta última, a opção está desativada, pois a definição sobre notificações ocorre na etapa final de cadastro de cada uma das enquetes.
As mensagens enviadas dentro de uma categoria que estiver com esta coluna selecionada serão notificadas por e-mail e push no app.
Importante: a seleção da coluna “Notificar” não se sobrepõe às “Preferências de e-mail” e “Preferências de notificação push”. Significa que, se o usuário definiu em suas preferências que não quer receber notificações de mensagens via e-mail e push, ele não as receberá.
Caso a coluna esteja desmarcada para determinada categoria, as mensagens da mesma não serão notificadas.
Sobre a coluna “Moderação”
Em cada categoria desta coluna, há um menu suspenso, com três opções.
A seguir, confira como funciona cada uma delas, quando selecionada.
→ “Padrão”: a moderação seguirá o que estiver definido na configuração “As mensagens marcadas como públicas devem passar por moderação?”. Quando ativada, mensagens públicas passam por moderação, caso contrário, não.
→ “Sim”: todas as mensagens públicas da categoria passarão por moderação, ou seja, independe do que está definido na configuração “As mensagens marcadas como públicas devem passar por moderação?”.
→ “Não”: nenhuma das mensagens públicas da categoria passará por moderação, também independe o que está definido na configuração “As mensagens marcadas como públicas devem passar por moderação?”.
A fim de facilitar a usabilidade, há mensagens descritivas sobre as possibilidades de cada opção na coluna “Moderação”.
As categorias “Avisos” e “Enquetes” não estão disponíveis na coluna “Moderação”, pois são exclusivas do setor administrativo e não necessitam de moderação.
Importante: caso alguma das categorias esteja desmarcada nas configurações, as opções de moderação e notificação também estarão indisponíveis.
Reenvio de mensagens não recebidas
Entre as opções de uma mensagem criada, agora existem dois novos botões, que permitem o reenvio da mesma, de acordo com as regras a seguir:
→ “Enviar para quem não recebeu”: estará disponível para o usuário que criou a mensagem e para usuários que possuem a permissão “Gerenciar mensagens gerais”. Permite que uma mensagem seja reenviada a usuários que não receberam.
→ “Enviar para todos”: está disponível somente para usuários que possuem permissão “Gerenciar mensagens gerais” e permite que a mensagem seja reenviada a todos os usuários selecionados no primeiro envio.
DASHBOARD
Configurações padrão para novos portais
Ao criar ou integrar um novo condomínio, agora você pode utilizar configurações padrão, para evitar o retrabalho com preenchimento de informações semelhantes em diferentes portais.
Uma nova aba, chamada “Configurações Padrão do Portal”, foi implementada no Dashboard, no símbolo de engrenagem, em configurações.
Então, sempre que um condomínio for criado ou integrado, as configurações padrão estarão associadas a ele, de acordo com as definições do Gestor do Portal. No caso de condomínios já existentes, não haverá mudanças, pois a melhoria é válida apenas para novos portais.
Quais configurações estão disponíveis?
As configurações padrão incluem os seguintes módulos:
→ Meu Portal
→ Usuários
→ Mensagens
→ Multas e Advertências
→ Manutenções
→ Contratos
→ Financeiro
→ Avisos
→ Documentos
→ Assembleia Virtual
→ Boletos
→ Perguntas frequentes
→ Reservas
→ Controle de Visitantes
→ Correspondências
Para gestores que utilizam o ERP Winker Pro, também estará disponível a configuração “Consumo”, relativa à definição sobre o módulo Histórico de Consumo estar ou não habilitado.
Como funciona?
As configurações que não estiverem disponíveis para o gestor do portal ainda podem ser alteradas normalmente nas configurações do portal, via web, e não passam por nenhuma mudança de padrão.
Já para que as configurações padrão do gestor passem a valer, é necessário clicar em “Salvar”, ao fim de cada aba. Uma mensagem de aviso a esse respeito será exibida na parte superior da tela, conforme imagem abaixo.
Nem todas as seções de configurações estarão disponíveis, pois alguns casos são bastante específicos a depender de cada condomínio. Por exemplo, na aba “Meu Portal”, não há a seção “Estrutura do condomínio” e, na aba “Multas e Advertências”, não há a configuração “Deseja adicionar um novo modelo de Multa e Advertência?”.
Envio de boletos diretamente pelo Dashboard
Esta melhoria traz ainda mais desempenho a uma das rotinas essenciais de administradoras: o envio de boletos. A otimização está ligada principalmente a novos filtros e à possibilidade de reenvio do boleto. Continue a leitura e confira como funciona.
No painel do Dashboard, no símbolo de engrenagem, em “Enviar”, a opção “Boleto” ganhou uma nova funcionalidade, que permite enviar boletos “Em aberto” ou “Vencido”, quantas vezes forem necessárias.
Em seguida, é necessário selecionar o condomínio e a referência. Então, serão exibidas as unidades, para seleção por filtro.
Em relação aos blocos, o filtro funciona da seguinte forma:
→ Todos os blocos são exibidos, mas é possível excluir as unidades não desejadas.
→ Ao clicar em determinado bloco, é exibida a lista de todas as unidades para seleção das desejadas.
Após a seleção, basta clicar em “Filtrar” para visualizar todos os boletos da referência informada. Então, selecione aqueles que deseja enviar.
Configuração para status em tempo real
Caso a configuração “Habilitar boleto em tempo real ERP” estiver habilitada, ao clicar em “Filtrar”, o sistema exibe uma mensagem de processamento. O tempo de espera pode variar de acordo com o condomínio e com o sistema contábil utilizado, já que as informações sobre o status dos boletos serão exibidas em tempo real.
Relatório
Outra novidade é o botão “Relatório”, que permite visualizar o relatório de “Comunicado de cobrança disponível”, de acordo com a referência selecionada.
Esta opção é voltada somente à consulta de comunicado e não se estende a outros tipos de buscas, bem como impressão do relatório. O relatório pode ser visualizado conforme o exemplo da imagem abaixo.
Sobre o envio do boleto
Ao marcar a opção “Selecionar unidades que não foram notificadas?”, serão selecionados somente os boletos que não foram comunicados.
Uma nova coluna exibe informações sobre data e hora do envio do comunicado. Nesta mesma coluna, no caso de unidades que possuem boletos, mas não constam morador ou e-mail cadastrado, será exibida a informação “Não há usuários nem e-mails cadastrados para esta unidade”. Significa que não é possível enviar o comunicado.
O botão “Enviar notificação aos moradores” só estará habilitado quando algum boleto estiver selecionado.
Também é possível conferir o total de boletos enviados, de usuários notificados ou não, acima das colunas.
Ao enviar um boleto pela primeira vez, o sistema avisa sobre notificações de e-mail/push para as unidades selecionadas e permite cancelar ou confirmar a operação.
Ao enviar o boleto mais de uma vez, o sistema também avisa sobre as unidades já terem sido notificadas antes e permite cancelar ou confirmar o envio.
Importante: esta melhoria está disponível para todos os ERP’s, com exceção do Winker Pro, onde o envio ocorre diretamente pelo ERP.
PORTAIS
Criação de vínculo entre diferentes portais
Para casos em que módulos de um determinado portal devem ser utilizados ou visualizados por outros portais, nossa equipe desenvolveu um novo tipo de portal, chamado Condomínio Master.
A opção está no campo “Tipo do portal”, na tela de criação de um novo portal.
Após criar um Condomínio Master, é possível definir quais condomínios estarão vinculados a ele, clicando na opção “Alterar”, na tela de visualização do portal.
Na tela seguinte, basta utilizar o campo “Condomínios vinculados” para buscar quais deles deseja vincular. É necessário digitar ao menos os quatro primeiros caracteres de cada nome para realizar a busca.
A novidade é válida somente para criação de novos portais. Para que um portal já cadastrado seja alterado para condomínio master, entre em contato com nossa equipe de suporte.
Detalhes importantes
Por enquanto, na primeira versão desta melhoria, somente os módulos Reservas e Balancete Interativo estão disponíveis para vínculo entre um condomínio master e outros condomínios dependentes.
Usuários com permissão de alterar as configurações do condomínio master poderão visualizar uma nova aba, chamada “Vínculos de portais”. Nela, é possível definir o acesso de diferentes condomínios aos módulos Reservas e Balancete Interativo (explicaremos em um passo a passo a seguir).
Depois de definir quais portais terão acesso aos módulos, basta clicar em “Salvar”. Assim, será possível configurar de forma individual a exibição e acesso às informações de cada módulo.
Como configurar o módulo Balancete Interativo
Em “Configurações” e “Financeiro”, há uma nova seção, abaixo de “Balancete Interativo – acesso aos condôminos”, chamada “Balancete Interativo – acesso aos portais vinculados”. Nela, está a configuração “Habilitar o módulo Balancete Interativo aos usuários dos portais vinculados?”. Por padrão, estará demarcada como “Não”.
Ao selecionar a opção “Sim”, defina também outras configurações relativas às informações do balancete:
→ “Quais usuários deverão ter acesso?”, com as opções “Corpo Diretivo” ou “Corpo Diretivo e condôminos”. Por padrão, estará selecionado “Corpo Diretivo”.
→ “Exibir a aba que apresenta o gráfico de Receita e Despesa?”, por padrão, estará selecionado “Não”. Quando selecionado “Sim”, a seção expande com outras duas opções: “Visualizar lançamentos de analíticos de receita” e “Visualizar lançamentos analíticos de despesas”. Por padrão, ambas estarão desabilitadas.
→ “Exibir a aba que apresenta o gráfico de Orçado e Realizado?”, por padrão, estará selecionado “Não”.
→ “Exibir a aba que apresenta o gráfico e dados de Inadimplência?”, por padrão, estará selecionado “Não”.
Importante: sejam quais forem as configurações definidas, as unidades inadimplentes nunca serão exibidas aos usuários dos portais vinculados. A exibição ficará restrita somente ao montante total do condomínio.
Acesso aos relatórios
O nível de acesso dos usuários a relatórios pode ser configurado na opção “Balancete Interativo – Relatórios”, com duas opções: “Corpo diretivo” e “Corpo diretivo e condômino”.
Então, usuários dos portais vinculados terão acesso somente aos relatórios configurados de acordo com 2 condições:
→ estiverem disponíveis a moradores;
→ estiverem com a opção “Condômino” ou “Todos” selecionada em “Quem pode ver os relatórios abaixo:”.
Acesso à Pasta Digital
O nível de acesso de usuários à Pasta Digital também pode ser configurado, na opção “Módulo Pasta Digital Winker”, com duas opções disponíveis: “Corpo Diretivo” (conselho) e “Corpo Diretivo e condôminos”.
Usuários dos portais vinculados poderão visualizar e comentar as pastas somente se liberado, mas não podem dar o parecer.
Foi implementada ainda a configuração “Habilitar módulo Pasta Digital aos usuários dos portais vinculados?”. A mesma é exibida, caso o módulo esteja habilitado. Por padrão, estará selecionado “Não”.
Ao selecionar quais usuários têm acesso, expande-se uma nova seção, para habilitar comentários na pasta. Por padrão, estará selecionado “Não”.
Como configurar o módulo Reservas
Nas configurações do módulo Reservas e nas configurações do “Recurso”, no campo “Quais blocos podem reservar”, é possível definir os portais que estão vinculados. Então, o módulo será disponibilizado para os usuários de portais que podem ter acesso.
Usuários de portais vinculados terão acesso aos espaços somente se o bloco em que residem possuir permissão para reservar. Já usuários do condomínio vinculado com permissões para criar reservas, terão acesso somente aos espaços em que o portal e blocos específicos do portal possam reservar.
Reservas que dependem de moderação serão aprovadas somente por usuários com as devidas permissões no condomínio master.
Na janela de inserção e visualização da reserva via web, haverá o nome do portal, junto ao bloco e unidade.
Já no aplicativo, a visualização incluirá as informações, conforme exemplo da imagem abaixo.
Uma nova coluna, chamada “Condomínio”, foi adicionada no relatório de reservas agendadas e canceladas, para exibição de unidade e bloco.
CADASTRO
Importação de cadastros do app para o ERP
Esta nova funcionalidade permite que uma planilha de cadastros do Winker App seja diretamente importada para o Winker Pro, evitando trabalho manual com o envio de informações.
O botão “Planilha responsáveis” foi implementado no módulo Cadastro, em “Relatório” e em “Todos os condôminos”. A novidade se destina às administradoras que não possuem migração do ERP de origem.
WINKER PRO
Emissão de carta de correspondência com documento digital
Para garantir o envio de informações relevantes mesmo aos condôminos que ainda não aderiram completamente às plataformas digitais, a comunicação física também é uma opção no Winker Pro.
Por isso, foi implementada a opção “Emissão de carta”, no menu “Social”.
Ao clicar nela, basta preencher os campos e definir para quais unidades e moradores será enviada a correspondência.
Na mesma tela, estão os campos de remetente a documento digital, sendo que o mesmo pode ser personalizado em aplicativo de edição externo ao sistema e, em seguida, anexado ao envio.
Novas opções de personalização no Relatório Protocolo
Agora, o título e o conteúdo do Relatório Protocolo também podem ser personalizados, de acordo com finalidades específicas, para aumentar eficiência e organização.
No menu “Relatórios”, na seção “3. Condomínios/Unidades”, em “Protocolo”, agora existem novos campos e opções:
→ “Tipo de ordenação”: permite definir a ordem por bloco e unidade ou alfabeticamente.
→ “Identificar Inadimplentes”: ao ser selecionada, exibe outros dois campos de preenchimento obrigatório, “Caracter Identificação” e “Inadimplentes com vencimento até”.
Atualização automática de índices financeiros
O processo de correção de renegociações de inadimplência está aprimorado no Winker Pro, inclusive para apresentação de relatórios com valores atualizados.
Agora, os índices financeiros são atualizados automaticamente, por meio de uma melhoria significativa, implementada no menu “Condomínio”, em “Configurações” e “Cálculo de encargos financeiros”.
Basta parametrizar no condomínio o índice financeiro e a fórmula a ser aplicada nas correções monetárias e rotinas de renegociações.
A atualização automática ocorre via API, mesmo assim, usuários ainda têm autonomia para criar e gerenciar seus próprios índices, de forma manual.
WINKER FLOW
Inativação de flows
Agora, você pode inativar flows que não serão mais utilizados. Para isso, foi implementado um novo botão de ativação/inativação, nas configurações do flow.
A fim de facilitar a gestão e localização de todos os flows, houve melhorias também na listagem de flows. Ao clicar nela, são exibidos todos os flows ativos. Já para conferir quais deles estão inativos, utilize o novo botão com ícone de olho.
A reativação de um flow é bastante simples, basta marcá-lo como “ativo”, no mesmo botão utilizado para a inativação.
Novos filtros na página Visão Pessoal
A página Visão Pessoal recebeu novos filtros que tornam a busca por informações ainda mais refinada e intuitiva.
A visualização de tarefas pode ser definida por diferentes critérios:
→ “Responsável”, para tarefas que o próprio usuário está como responsável;
→ “Criador”, para tarefas criadas pelo próprio usuário;
→ “Solicitante”, para tarefas que o usuário solicitou;
→ “Participante”, para tarefas em que o usuário é apenas participante.
Há ainda a possibilidade de selecionar mais de uma opção ao mesmo tempo, para que o sistema apresente as tarefas de acordo com os critérios demarcados, para uma visão totalmente personalizada e precisa.
Botão de organograma no Dashboard
Está mais simples acessar o organograma do Winker Flow para a gestão de usuários a partir do Dashboard Winker. Basta clicar no ícone de engrenagem (configurações) e no ícone de usuários, onde está o novo botão “Acessar organograma”.
Este botão está disponível para as administradoras que utilizam o Winker Flow.