Mais de 82 milhões de pessoas. Este é o tamanho do universo condominial no Brasil, sendo que 80 milhões residem e outros 2 milhões de pessoas trabalham em condomínios.
São cerca de 10,7 milhões de apartamentos, os quais movimentam R$ 165 bilhões anualmente. Um setor que está em pleno crescimento e que demanda cada vez mais profissionais e soluções que agilizem e simplifiquem rotinas.
Entre os personagens que assumem a gestão das inúmeras responsabilidades e burocracias do condomínio, estão os síndicos. E a premissa “só vivendo para saber” poucas vezes se aplica tão bem a um cargo que, além de exigir diversas capacitações e habilidades, requer dedicação e resiliência.
Diante de um ecossistema tão complexo quanto pode ser o condomínio, cada fatia de tempo que um síndico pode economizar é extremamente valiosa. Então, o caminho é otimizar tarefas para que a gestão possa fluir sem contratempos, ainda mais no caso de síndicos moradores.
Por isso, a tecnologia para síndicos e condomínios se transformou em uma aliada essencial.
Continue a leitura para entender como soluções e ferramentas têm sido utilizadas por diferentes perfis de síndicos para resultados que toda gestão de condomínios requer: eficiência, transparência e comodidade aos condôminos.
“A tecnologia é um caminho sem volta”
Raphael Araújo de Holanda está em seu segundo mandato como síndico morador, cargo que aceitou novamente quase dez anos após a primeira experiência. Há poucos meses, passou a utilizar a Winker no condomínio, por meio da administradora Beelive, de Natal, no Rio Grande do Norte.
Após uma década, as soluções evoluíram de forma significativa e Raphael é um entusiasta da tecnologia, acredita que otimizar o máximo de tarefas possível, principalmente por meio da automação, é o que mais contribui com a própria gestão. “Há mais de dez anos, tudo era muito manual”, lembra ele. “A tecnologia é um caminho sem volta. Hoje, eu vou automatizando tudo o que eu puder, até mesmo para padronizar, desde de horários de funcionamento de equipamentos, até controle financeiro e fiscal, para ter previsibilidade de receitas e execuções”.
Com a Winker, o síndico relata que condôminos já sentem a diferença e comodidade em relação ao sistema utilizado anteriormente. “Eu vejo que a plataforma atende bem todos os perfis de pessoas, quem tem facilidade ou dificuldade com tecnologia. O sistema é bem mais intuitivo e simples de acessar”, comenta ele.
A experiência tem sido tão satisfatória que, em breve, Raphael pretende implementar o controle de acesso autônomo também através da Winker. “Havia diversos aplicativos que eu poderia escolher para o controle de acesso, mas não quero ficar com vários sistemas, sendo um para cada coisa. Teremos tudo no mesmo aplicativo, inclusive o controle de acesso”, revela.
“O aplicativo nos trouxe transparência em tempo real”
Também de Natal e utilizando o aplicativo da Administradora Beelive, está a síndica Isaura Helena de Morais Pimentel. Ela lançou sua candidatura em junho de 2023, por acreditar que nenhuma das outras propostas era condizente com a realidade do condomínio e também a fim de zelar pelo próprio patrimônio.
Para Isaura, um dos principais benefícios alcançados com o uso da tecnologia é a transparência proporcionada aos condôminos. “Hoje, o morador acessa o aplicativo e é capaz de compreender exatamente a situação do condomínio, ver as receitas e despesas, pois o livro de prestação de contas é apresentado por meio de gráficos”, explica ela. “O aplicativo nos trouxe transparência em tempo real”.
Os processos instantâneos na gestão financeira e contábil eliminaram tarefas que antes faziam a síndica perder tempo. “O sistema Winker faz conciliação bancária em tempo real. Eu não preciso entrar no sistema do banco para ver o que a administradora está fazendo, consigo ver o extrato bancário no próprio app da Beelive”, afirma Isaura.
Por fim, Isaura comenta que o condomínio também está mais organizado por conta do cadastro inteligente e das configurações refinadas do módulo Reservas. “No aplicativo, o morador consegue informar todos os seus dados, se possui pet e de que raça, qual seu veículo, se é proprietário ou inquilino”, comenta ela. “E com relação à portaria, temos 4 porteiros que não precisam mais me perguntar a cada início de turno se há reservas para aquele dia, eles mesmos conferem no sistema, acessando com o próprio cadastro”.
“Todos saem ganhando com soluções integradas”
Há oito anos, André Fook assumiu o cargo de síndico no próprio condomínio onde morava e, aos poucos, descobriu que gostava muito da gestão de condomínios, até que a função passasse a ser sua profissão.
Hoje, ele é síndico profissional e sua empresa está à frente da gestão de diversos condomínios em Florianópolis.
Diferente do perfil de síndico morador, André sente que o maior desafio da sindicância profissional é conseguir organizar processos internos para desempenhar tudo o que o cargo exige e saber exatamente quais tarefas delegar.
Nesse sentido, ele ressalta que a integração completa entre todas as soluções Winker é o que mais otimiza sua rotina. Uma das ferramentas já utilizadas por André, além do aplicativo, é o Winker Flow, software de automação de processos que permite uma visão gerencial 360. “Hoje, conseguimos trabalhar no Flow coisas que antes estavam no Trello, ou seja, tínhamos outro aplicativo que não faz parte do ecossistema condominial e que não estava integrado”, conta ele.
A integração também aumenta a eficiência da gestão para todos os condomínios atendidos por André e sua equipe. “Uma coisa é você configurar cada condomínio de forma separada, outra, muito mais simples, é configurar todos juntos”, compara ele. “Barganhar preço com prestadores de serviços também é vantajoso, negociando todos de uma vez. Facilita para o síndico e é melhor para o condomínio, todos saem ganhando com a integração”.
Entrevista em vídeo
Parte das entrevistas realizadas para estes cases de sucesso também estão disponíveis em vídeo. Se quiser conferir, basta clicar abaixo: