Mais de R$ 15 mil. Esse foi o prejuízo de um condomínio condenado a pagar indenização a um morador que não recebeu uma intimação judicial.
O caso, ocorrido no Distrito Federal, ilustra uma situação bem comum, levada ao extremo: a correspondência que fica esquecida na portaria, sem controle algum.
E a preocupação não é apenas de síndicos, porteiros ou zeladores. O condômino também é prejudicado, enquanto aguarda uma encomenda, sem saber quando vai chegar e se estará segura na portaria até que consiga retirá-la.
Estes e outros problemas não existem em condomínios que utilizam o módulo Correspondências Winker.
Registro completo na plataforma
Sempre que uma correspondência chega ao condomínio, é possível cadastrá-la na Winker, com detalhes sobre data, horário, remetente, destinatário e outras observações.
Assim, o registro em cadernos pouco práticos e nada seguros é substituído pelo controle de forma digital.
O histórico de entregas e retiradas está na plataforma e pode ser conferido em uma única tela, com alguns cliques.
Se alguém precisa de qualquer informação sobre uma correspondência específica, basta fazer uma busca na plataforma, com filtros por setor, destinatário ou remetente.
Notificação ao morador
Agilidade na retirada, sem acúmulo de correspondências na portaria. São dois dos principais benefícios em condomínios que usam Winker.
Quem mora em condomínio já passou por algo parecido: acessar o rastreamento de uma encomenda inúmeras vezes por dia, sem saber quando ela vai chegar.
A cada ano, cerca de 2,4 milhões de condôminos trocam a ansiedade pela satisfação, quando recebem no aplicativo Winker uma notificação sobre encomenda entregue, em tempo real.
Este é o número médio de correspondências cadastradas na Winker, anualmente.
Além disso, outra praticidade: ninguém precisa perder tempo procurando o morador para avisá-lo.
E se, apesar da notificação, o morador não retirar a entrega?
O módulo Correspondências Winker permite configurar de quanto em quanto tempo novos alertas serão enviados via push no aplicativo ou e-mail, até que a retirada aconteça.
Retirada com senha
Quando o assunto é entrega de correspondência no condomínio, o fator segurança também precisa ser levado em consideração.
Afinal, o que fazer se um morador retirar uma entrega que não é sua?
Este é um risco que não existe na plataforma Winker: uma das configurações do módulo Correspondências possibilita que o morador só consiga retirar a entrega com uma senha específica.
O código deve ser repassado ao porteiro ou zelador, que o informa na plataforma e confere automaticamente se o morador está habilitado a fazer a retirada.
Correspondências Winker com smart lockers: praticidade e segurança
O fato de um morador não estar em casa não é impeditivo para a entrega de encomendas, se o condomínio conta com smart lockers ou armários inteligentes.
É um local seguro para que o entregador disponibilize a entrega e o condômino consiga retirá-la a qualquer momento.
O módulo Correspondências Winker está integrado a 5 sistemas de armários inteligentes: Biccateca, Clique Retire, Meu Locker, Handover e EntregAli.
Nesse caso, o próprio entregador cadastra o registro de encomenda disponível no equipamento do smart locker e o morador é notificado no aplicativo em tempo real.
Para retirá-la, basta informar o código enviado ao morador. Outra possibilidade é a leitura de QR Code para abertura do armário inteligente.
Integração: tudo no mesmo aplicativo
Na Winker, o módulo Correspondências está disponível no aplicativo que os moradores utilizam para reservar áreas comuns ou receber o boleto. Assim, não é necessário acessar vários sistemas, tudo está integrado na mesma plataforma.
A funcionalidade também faz parte do Winker Access, solução de controle de acesso autônomo. Enquanto moradores usam chave virtual, reconhecimento facial e outros recursos de ponta para acessar o condomínio, terão à disposição o módulo Correspondências na mesma plataforma.
Para o porteiro, a integração também agiliza rotinas: ao cadastrar uma nova encomenda no sistema, basta escolher a unidade e o restante das informações já está disponível e vinculada ao cadastro do morador.
Um recurso muito utilizado e indispensável
Anualmente, cerca de 2,4 milhões de entregas são cadastradas no módulo Correspondências Winker.
O número demonstra que se a tecnologia realmente simplifica o dia a dia e é funcional, a adesão por parte dos moradores e colaboradores do condomínio é natural.
Já para administradoras e empresas de segurança, o módulo é um diferencial, pois conseguem ir além da prestação de serviços de gestão ou controle de acesso.