Quando os desafios em empresas de segurança afetam a credibilidade dos serviços, os efeitos são a perda de clientes e, claro, dificuldades em crescer a base.
Essa relação de causa e consequência é ainda mais evidente quando falamos em segurança para condomínios.
Embora uma das despesas condominiais mais altas seja a segurança, a concorrência por preço acontece somente se as empresas não conseguem demonstrar de forma clara seus diferenciais.
Já quando síndico e morador confiam na empresa, devido a um esquema estável de segurança, a tendência é manter a contratação, no lugar de arriscar uma troca que pode não funcionar.
Mas, para alcançar esse nível de satisfação e confiança do cliente, há 5 desafios que devem ser enfrentados pela empresa de segurança.
A seguir, você vai conhecer algumas dicas para resolvê-los.
1. Tecnologia ultrapassada
A segurança eletrônica está entre os setores bastante impactados pela evolução tecnológica, ou seja, acompanhar a inovação é essencial, quase básico.
Nesse contexto, há um esforço na contratação de tecnologia por parte das empresas de segurança.
Porém, não basta adotar qualquer software de monitoramento ou aplicativo. Antes, o ideal é ser analítico:
- faça uma pesquisa de mercado, até mesmo entre concorrentes;
- entenda quais tecnologias já estão em uso e validadas;
- liste as expectativas e prioridades da empresa e confira quais soluções atendem estas metas;
- avalie ainda se as soluções também serão capazes de apoiar o crescimento do seu negócio.
Por fim, lembre-se de que se conformar com tecnologia ineficiente ou desistir da inovação não são escolhas estratégicas.
2. Cultura interna e implementação da tecnologia
Pode ser que a sua empresa de segurança já tenha tecnologia de ponta, então, por que os resultados não aparecem?
Entre os desafios em empresas de segurança, está a resistência da cultura interna na implementação e uso da tecnologia.
Para saber se é o caso da sua empresa, algumas questões…
- Seus colaboradores sabem aproveitar as soluções disponibilizadas?
- Existe capacitação para que a equipe ou novos colaboradores aprendam a usar a tecnologia?
- A cultura interna incentiva o uso das soluções para melhorar resultados?
Se a resposta para algumas destas perguntas é “não”, saiba que a tecnologia sozinha não faz nada acontecer. É preciso que a sua equipe entenda os benefícios e adote as soluções.
Além disso, quando seus colaboradores não utilizam todo o potencial da tecnologia, certamente a melhor experiência em segurança eletrônica também não vai chegar aos seus clientes.
3. Aplicativo com baixo engajamento
Oferecer um aplicativo que integra sistemas de monitoramento ao controle de acesso era tendência. Hoje, se consolidou como pré-requisito entre empresas de segurança.
Muitos deles são white label, personalizados com a marca da empresa.
Os desafios em empresas de segurança, nesse caso, surgem quando o aplicativo é pouco utilizado por clientes, ou seja, não tem engajamento.
Então, o que fazer?
- Conscientize sua equipe sobre a importância de que clientes usem o app.
- Seus colaboradores devem entender que o próprio trabalho será menor, à medida que mais clientes utilizem o aplicativo.
- Promova o aplicativo, com ações de marketing voltadas especialmente aos clientes.
- Nestas ações, ressalte a comodidade e os benefícios que o cliente pode ter ao utilizar o aplicativo.
- Organize iniciativas ou conteúdos que orientem clientes sobre como usar o aplicativo.
No entanto, caso seus clientes ignorem o aplicativo por mau funcionamento ou dificuldades na usabilidade, as dicas acima raramente farão efeito.
Isso não significa que sua empresa deve desistir ou manter o aplicativo, apenas avalie outras possibilidades e uma substituição.
Um dos exemplos é o Winker Access, a solução completa de controle de acesso da Winker. Além do aplicativo white label, contamos com:
- equipe de suporte para síndicos e condôminos;
- equipe de Sucesso do Cliente (CS);
- campanha de marketing personalizada para lançamento do app;
- integração com os principais sistemas de monitoramento do mercado;
- implantação facilitada.
4. Despesas inesperadas
Os custos inesperados, geralmente, aparecem quando a empresa tenta desenvolver o aplicativo próprio.
Porém, tecnologia e desenvolvimento não são atividades centrais do negócio de segurança e arcar com equipe especializada pode sair mais caro que o esperado.
O que fazer?
- Busque uma empresa desenvolvedora de aplicativo white label para segurança.
- Ao terceirizar o app, haverá previsibilidade de custos.
- Escolha uma empresa desenvolvedora que garante suporte e treinamento à sua equipe e clientes.
- Procure saber se essa empresa está atenta às demandas e inovações do mercado.
- Como já ressaltado no tópico “tecnologia defasada”, pesquise por aplicativos white label já utilizados e validados no mercado.
- Nas lojas Google e Apple é fácil encontrar número de downloads, notas e avaliações, além da data da última atualização (que indica se a plataforma recebe melhorias constantes).
5. Dificuldades em otimizar recursos e reduzir custos
Neste tópico, falaremos sobre a central de monitoramento, normalmente sobrecarregada com muitos chamados.
Contratar mais colaboradores é uma solução? Em partes, porque em contrapartida essa decisão complica a redução de custos e otimização de recursos.
Logo, a tecnologia pode ajudar de várias maneiras:
- automatize ao máximo as rotinas internas da empresa, inclusive de atendimento;
- considere substituir a portaria remota por controle de acesso autônomo;
- implemente soluções que não dependem da central de monitoramento;
- algumas opções são reconhecimento facial, chave virtual, interfone digital.
Além do controle de acesso autônomo, a comunicação com o seu cliente deve ser dinâmica e simples.
Por isso, implemente canais de fácil acesso e faça com que a empresa esteja sempre disponível.
Um de nossos cases de sucesso, com a Orsegups, mostra como a empresa conseguiu reduzir custos. Para ler, clique aqui.
Quais desafios sua empresa de segurança enfrenta?
Após conferir os 5 principais desafios em empresas de segurança, você já deve ter identificado quais deles fazem parte do seu negócio.
Pode ser que alguns dificultem mais o seu negócio, outros menos.
Nossa dica é tentar resolver os mais críticos primeiro, afinal, é bem provável que não seja possível solucionar todos ao mesmo tempo.
Mas, como você percebeu, adotar tecnologia de ponta para a segurança eletrônica pode evitar a maioria dos problemas.