Quando você está em busca de um produto ou serviço, o que o leva a decidir entre as opções que conhece? Pode ser que você nem saiba, mas um dos principais motivos é a proposta de valor.
Além de fazer com que potenciais clientes tomem uma decisão de compra, a proposta de valor também tem o poder de tornar fiéis aqueles que já são clientes.
Se a sua empresa não tem uma proposta de valor definida, com certeza está perdendo tempo e espaço no mercado de condomínios.
Por isso, continue a leitura para entender:
- O que é proposta de valor?
- Por que investir tempo na criação de uma?
- As bases de uma proposta de valor infalível
- Como criar uma?
- Exemplos para se inspirar
O que é proposta de valor?
Diante do assunto “proposta de valor”, é válido começar o entendimento com uma pergunta:
você deixa claro para o mercado por que seus serviços são os melhores?
Quando você imagina aqueles clientes ideais, o que acha que pode fazê-los escolher a sua empresa para gestão ou segurança do condomínio? O que fará com que o cliente abandone as propostas de concorrentes?
É certo que muitos motivos devem ter passado pela sua mente agora, você os conhece com detalhes.
Mas será que estes clientes ideais têm clareza sobre eles?
O conjunto de motivos, diferenciais e vantagens que a sua empresa oferece aos clientes é a proposta de valor.
Parece simples, mas ela deve ser resumida em poucas palavras e, principalmente, fácil de entender e visualizar.
Por que investir na criação de uma?
Não basta que você saiba exatamente o que sua empresa resolve com qualidade e excelência.
Todo o esforço em prestação de ótimos serviços para condomínios será em vão, caso sua mensagem não chegue com impacto ao público certo.
Por isso, investir tempo e recursos na criação da proposta de valor é algo que nenhuma empresa pode deixar de lado. Muito menos administradoras de condomínios, empresas de segurança ou construtoras, para as quais a concorrência é cada vez mais acirrada.
Então, os principais motivos para criar sua proposta de valor o quanto antes são:
- esclarecer ao cliente em potencial por que seus serviços são indispensáveis;
- fazer com que seu público-alvo entenda rapidamente o que sua empresa oferece;
- destacar sua empresa em meio à concorrência;
- alcançar a fidelização e retenção de clientes.
Este último ponto, que remete à fidelidade, é essencial. Afinal, quando clientes realmente entendem todos os benefícios que alcançam por meio dos seus serviços, dificilmente pensam em trocar de empresa ou cancelar o contrato.
Até mesmo a concorrência por preços perde espaço, diante de uma proposta de valor clara e bem definida.
Ninguém substitui uma prestadora de serviços quando há certeza e entendimento completo sobre os motivos pelos quais os serviços têm determinado valor.
As bases de uma proposta de valor infalível
Antes de tentar elaborar a proposta de valor da sua empresa, é fundamental entender alguns aspectos que compõem a base desse conceito tão importante.
Para facilitar, citamos 4 aspectos principais, relacionados ao que precisa ser considerado para alcançar uma proposta infalível.
1. Simplicidade
Transmita a mensagem de forma clara, para que seja rapidamente compreendida. Seja direto e objetivo. Para isso, estude profundamente seu cliente e saiba quais dores fazem com que ele contrate seus serviços.
2. Estilo
Este é mais um ponto ligado ao público-alvo, pergunte-se: com qual público estou tentando falar? A depender da resposta, haverá diferentes formas de abordagem e linguagem para se aproximar deste público.
3. Sinceridade
Exageros e fuga da realidade não cabem em uma proposta de valor efetiva. O foco é descrever seus serviços e como eles podem ajudar, com transparência.
4. Objetividade
Deve traduzir exatamente os benefícios que o cliente encontrará no produto ou serviço. Assim, será possível direcioná-lo, sem perda de tempo.
Como criar uma proposta de valor?
Para começar a construir a proposta de valor na prática, não esqueça de que ela deverá responder:
- como seus serviços resolvem problemas dos clientes?
- quais benefícios sua empresa oferece?
- por que o cliente deve escolher seus serviços em vez do concorrente?
Já a estrutura em si da proposta, consiste basicamente em 4 etapas:
- título: uma ou no máximo duas frases, curtas, para informar o que sua empresa faz. Quanto maior a criatividade para elaborar algo realmente impactante, melhor.
- subtítulo: conteúdo para detalhar e trazer informações mais específicas sobre a oferta e, claro, benefícios.
- bullets points: parte em que já é possível falar de benefícios e complementar sobre como o serviço consegue atender as necessidades do consumidor. A disposição em tópicos garante maior atenção do cliente.
- recursos visuais: todas as três primeiras etapas podem ser ilustradas com imagens, que auxiliam o cliente a idealizar a proposta de valor e que também reforçam a mensagem principal.
Inspiração: algumas propostas de valor perfeitas
Agora, você já conhece os fundamentos que permeiam a proposta de valor e também como estruturá-la.
O que acha de conferir, na prática, como funciona? Para isso, vamos recorrer a dois exemplos muito bem elaborados.
A Netflix apresenta sua proposta de valor já na página inicial de seu site, com as seguintes frases:
Título: Filmes, séries e muito mais. Sem limites.
Subtítulo: Assista onde quiser. Cancele quando quiser.
Percebe como, em poucas palavras, é possível entender o que será oferecido?
O conteúdo ainda trabalha dores de clientes: não há planos limitados e o cancelamento é simples, não depende de nenhuma cláusula de contrato. A comodidade de assistir online também é ressaltada.
O Nubank, conhecido por quebrar barreiras do mercado de instituições financeiras, traz um ótimo exemplo de proposta de valor concisa e impactante:
Título: Simples, transparente e inovador: conheça o Nubank.
Subtítulo: Faça como outros 40 milhões de brasileiros e veja como é prático e fácil estar no controle da sua vida financeira com o Nubank.
Novamente, de forma direta, podemos observar o apelo às dores de clientes, como a burocracia e experiências ruins, quando o assunto é atendimento em bancos convencionais.
Ambas as marcas trabalham também com os bullets points e imagens que, como já citamos, são essenciais à proposta de valor.
Qual a sua proposta?
Agora, você já conhece tudo o que é essencial e chega o momento de colocar em prática o que aprendeu.
Analise como a proposta de valor tem sido trabalhada na sua empresa e aplique o passo a passo que aprendeu no artigo.
Lembre-se de ressaltar principalmente os diferenciais exclusivos dos seus serviços.
Além da proposta de valor bem definida, priorizar o relacionamento com cliente também aumenta vendas e retenção. Você pode ler mais sobre o assunto, ao clicar aqui.