Uma das rotinas mais afetadas em condomínios pelo distanciamento social é a realização de assembleias. Com o módulo Assembleia Virtual Winker, administradoras, síndicos e condôminos encontraram uma plataforma segura, intuitiva e simples para não serem obrigados a adiar decisões em condomínios.
Assembleias de condomínios que tinham baixa participação e eram consideradas por muitos um compromisso dispensável, foram transformadas com mais adesão, comodidade e praticidade.
A mudança já não é mais novidade e grande parte daqueles que experimentaram a Assembleia Virtual Winker não pretendem retomar os encontros presenciais. É o que ocorre na Eticon Associações e Condomínios, que tem a Assembleia Virtual Winker como ferramenta essencial, desde maio, quando realizou uma assembleia à distância pela primeira vez.
A Eticon
Com sede em Cotia, São Paulo, a Eticon Associações e Condomínios conta com equipe profissional que atua há mais de 20 anos no segmento. A empresa busca inovação de forma contínua, por isso, permanece atenta a novas tecnologias.
Permitir que gestores acessem informações em tempo real, para um atendimento ágil e transparente a condôminos e associados, é prioridade para a Eticon, que utiliza a Winker como plataforma de gestão desde fevereiro de 2019.
Quando houve o lançamento da Assembleia Virtual Winker, a empresa esteve entre as primeiras a aderir e oferecer a possibilidade a clientes.
Mudanças desafiadoras
Em 2020, a pandemia de Covid-19 surgiu como um obstáculo a que todos os segmentos foram obrigados a se adaptar. Para o mercado condominial não foi diferente.
Na Eticon, nunca houve a intenção de adiar assembleias. Mesmo antes de conhecer a Assembleia Virtual Winker, a empresa já havia criado um protocolo para a realização de assembleias não-presenciais.
Porém, executar o modelo proposto não seria uma alternativa viável por muito tempo. Foi neste cenário que surgiu a Assembleia Virtual Winker.
Um módulo, várias soluções
A experiência da Eticon e seus clientes junto à Assembleia Virtual Winker é relatada pelo sócio-proprietário da empresa, Paulo Alves Rodovalho.
Para ele, além da praticidade, a assembleia não-presencial realizada através da Winker também se constitui como diferencial de mercado.
Paulo conta ainda que a maior parte dos clientes que experimentaram a reunião em ambiente virtual pretende continuar com o novo formato.
O início
“Em nenhum momento pensamos em adiar assembleias pela pandemia, queríamos encontrar uma alternativa, mesmo com o distanciamento. Formatamos um protocolo, em que faríamos a assembleia gravada e depois recolheríamos assinaturas, mas seria um trabalho complicado e extremamente dispendioso. Claro que não poderíamos levar esse formato adiante por muito tempo. Quando surgiu a Assembleia Virtual Winker, começamos a oferecer e realizar na plataforma”.
Para a empresa
“A Assembleia Virtual tem sido excelente, maravilhosa, a melhor coisa do mundo. Acabou com o gargalo criado pela pandemia e resolveu. Trouxe agilidade, praticidade e confiabilidade ao processo. A Assembleia Virtual é muito mais organizada, você tem meios para controlar, ir direto ao ponto e às pautas que realmente devem ser debatidas, traz mais produtividade”.
Aumento de participação
“Em assembleias presenciais, a participação tinha uma média de 10%. Já com as virtuais, o mínimo é quase sempre de 30% dos condôminos. Tive um caso, em um condomínio de 136 casas, com 98 participantes. Então, a participação tem aumentado, até mesmo depois da assembleia. As pessoas gostam deste diferencial, de mesmo com a assembleia encerrada, ter um resumo disponível no aplicativo”.
Registro em cartório
“Conseguimos registrar todas as atas em cartório, sem exceção e em cidades diversas. Além de Cotia, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, São Roque, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo”.
Redução de custos
“Em uma assembleia presencial, precisávamos de quatro pessoas envolvidas. Hoje, nas virtuais, são três, uma delas dedicada a auxiliar quem não tem experiência com acesso remoto. Outra questão é que o custo financeiro cai muito. Temos residenciais clientes que gastavam com aluguel de espaço e de equipamentos um valor até 10 vezes maior que o custo para realizar uma assembleia virtual. A maioria dos meus clientes que fizeram a virtual não quer mais saber de outro modo, vão continuar”.
Diferencial de mercado
“A pandemia trouxe novas necessidades e é preciso se adequar. Resistir é não querer se reinventar para oferecer algo melhor e a Assembleia Virtual funciona como diferencial. Já tivemos uma associação que buscou nossos serviços para assembleia virtual. Em 20 anos de mercado, isso nunca havia acontecido, poder fazer assembleias para quem já não fosse cliente. Naturalmente, isso pode se tornar um meio de captação, ao verem que desenvolvemos bem esse serviço”.
Outros conteúdos
Ainda tem dúvidas sobre a assembleia virtual? Nosso blog outros artigos voltados ao assunto. Para conferir, clique abaixo:
Artigo: Tudo o que você precisa saber sobre Assembleia Virtual