Confira as novidades Winker lançadas em fevereiro! Um dos destaques é o Dashboard Financeiro do Condomínio, que exibe receitas e despesas do condomínio atualizadas em tempo real. Além disso, lançamos a parametrização da frequência de visita para visitantes e prestadores de serviços e novas validações para uso da Chave Virtual.
Balancete Interativo
Dashboard financeiro do condomínio em tempo real
O Balancete Interativo agora conta com um dashboard financeiro que exibe receitas e despesas do condomínio atualizadas em tempo real. Este lançamento traz dois benefícios instantâneos:
→ a apresentação de prestação de contas é automática, sem perda de tempo;
→ transparência completa ao síndico e condômino, que pode conferir informações a qualquer momento, com poucos cliques.
Basta escolher quais informações você deseja que apareçam na aba “Receitas e Despesas” e navegar entre os cards para conferir toda a movimentação financeira em tempo real.

Os cards são clicáveis e trazem detalhes sobre saldos inicial e final, total de receitas e despesas, inadimplência e resultado financeiro, sempre de acordo com o período definido anteriormente.
Como ativar o dashboard financeiro?
Nas configurações do portal, aba Financeiro foram adicionadas duas novas configurações.
1. Qual a nomenclatura padrão para a aba financeira?
Esta, permite selecionar entre as opções “Apresentação” e “Receita e Despesa”. O nome exibido na aba será ajustado automaticamente, de acordo com a escolha da configuração.
2. Quais elementos devem compor a aba “Receita e Despesa”/Apresentação”?
Nesta configuração, é possível selecionar quais elementos serão exibidos na aba. Todas as opções vêm habilitadas por padrão, exceto a opção “Gráfico Mensal (Horizontal)”.

Com as configurações definidas, o Dashboard Financeiro passa a exibir as seguintes funcionalidades:
→ Filtros: é possível selecionar o período diretamente no filtro para ajustar as informações exibidas.

→ Card de Saldo Inicial: exibe o valor total das contas no início do período selecionado. Ao clicar, demonstra um gráfico, detalhando o saldo de cada mês e das contas bancárias cadastradas no ERP, com o saldo individual de cada conta.

→ Card Total de Receitas: exibe o valor total das receitas no período selecionado. Ao clicar, exibe um gráfico detalhando as receitas por mês e os lançamentos cadastrados no ERP, com os valores correspondentes de cada lançamento.

→ Total de Despesas: exibe o valor total das despesas no período selecionado. Ao clicar, exibe um gráfico, detalhando as despesas por mês e os lançamentos cadastrados no ERP, com os valores correspondentes de cada lançamento.

→ Card de Saldo Final: exibe o saldo final das contas no período selecionado. Ao clicar, será exibido um gráfico detalhando o saldo final de cada mês e das contas bancárias cadastradas no ERP, com os saldos individuais.

→ Card de Inadimplência: exibe o valor total acumulado de inadimplências, independentemente do período selecionado. Ao clicar, exibe o gráfico já existente na aba “Inadimplência”.

→ Card de Resultado Financeiro: exibe o valor total do cálculo, Receitas – Despesas. Ao clicar, exibe um gráfico detalhando o resultado financeiro. Passando o mouse sobre o gráfico, é possível visualizar os valores mensais correspondentes.

Mudanças na visualização dos gráficos
Agora, ao clicar no gráfico vertical, é possível visualizar os lançamentos de receitas e despesas, assim como já ocorre no gráfico horizontal.

O Dashboard Financeiro do Condomínio está disponível no aplicativo, a partir da versão 2.2.5 e funciona da mesma forma que na Web.
Importante: A novidade está disponível para clientes que utilizam o Winker Pro. No caso de outros ERP’s, a visualização de informações depende da disponibilidade de integração.
Mudanças na Aba Previsto e Realizado
Nas configurações de portais que possuem Winker Pro, em “Financeiro”, foi adicionada uma nova configuração para habilitar a aba de “Previsto e Realizado”. Nesse primeiro momento, a aba será voltada apenas às Despesas e a melhoria está disponível via web e aplicativo, para portais com ERP Winker Pro.
A aba é exibida para usuários da administradora, síndicos, membros do corpo diretivo e colaboradores com a permissão “Gerar relatórios do Módulo Financeiro” e, para condôminos, caso a configuração “Exibir aba que representa o gráfico de Previsto e Realizado para condôminos?” esteja ativa.

Com as devidas configurações habilitadas, a aba é exibida no Balancete Interativo, conforme imagem abaixo.

Você pode definir um período entre meses e ano para pesquisa, utilizando o botão com símbolo de calendário.

Então, o gráfico exibirá os dados referentes aos valores de Previsto e Realizado, podendo exibir também apenas Previsto ou apenas Realizado.

Abaixo do gráfico, estão os meses que foram filtrados na pesquisa, juntamente com os valores de previsto, realizado, e saldo (diferença entre previsto e realizado).
Ao clicar em algum mês, é exibida uma tela com o mês, ano, os valores, os níveis referentes ao mês selecionado, além dos valores referentes a cada nível.

Caso você clique em algum mês que contenha apenas um nível, será exibida diretamente a tela referente ao nível, para evitar navegação adicional. Já ao clicar em algum nível, será exibida uma tela com as informações, valores e contas do mesmo.

Também é possível clicar em alguma conta para visualizar as informações específicas da conta selecionada.

PAGAMENTOS
Integração da aprovação de pagamentos
Foi implementada a Definição de Usuário Responsável por Autorizar Pagamentos, uma melhoria disponibilizada exclusivamente para os usuários que utilizam o ERP Winker Pro.
No Winker Pro, ao acessar Condomínio > Corpo Diretivo e selecionar um usuário, é possível defini-lo como “Responsável por Autorizar Pagamentos”.
Envio de Pagamento para Aprovação
No Winker Pro, em Financeiro > Títulos a Pagar, ao selecionar um título, clique em Programação de Pagamentos > Programar. Em seguida, clique em Aprovação de Pagamento > Enviar Notificação para Aprovação.

O pagamento só ficará disponível para aprovação após a realização do passo acima.
Acesso ao Módulo Pagamentos
O usuário terá acesso ao módulo se possuir as permissões “Consultar Autorização de Pagamento” (visualização apenas) ou “Aprovar Autorização de Pagamentos” (aprovar/rejeitar pagamentos).
É necessário que o usuário seja membro do corpo diretivo. Usuários de administradoras têm acesso ao módulo, mas não podem realizar aprovações. Além disso, o módulo está disponível na web e no aplicativo, permitindo aprovar/reprovar mais de um item simultaneamente.
Detalhes sobre o Processo de Aprovação
O item para aprovação será exibido com o status “Pendente”, juntamente com uma mensagem informando a quantidade de pagamentos pendentes de aprovação. Após a aprovação, será exibida uma mensagem de confirmação.
Ao selecionar um pagamento, serão exibidas as seguintes informações:
→ nome do fornecedor para o qual o pagamento será realizado;
→ opções “Aprovar” e “Reprovar”.
É possível alterar a decisão, caso o pagamento ainda não tenha sido liquidado. Quando o pagamento for baixado, o item não ficará mais disponível na Winker.
Os status exibidos são:
→ “Aprovado”: Quando a aprovação for concluída.
→ “Rejeitado”: Quando o pagamento for reprovado.


Regras importantes
No Winker Pro, o status “Aprovado” só será exibido quando todos os aprovadores tiverem concluído a aprovação. Se um usuário reprovar, o status “Reprovado” será exibido imediatamente. É possível visualizar quem realizou a autorização e seus pareceres.

Comentários e motivos de rejeição
Quando um usuário realiza a aprovação ou rejeição, essa informação é automaticamente registrada nos comentários. É obrigatório inserir o motivo da rejeição ao reprovar um pagamento.

Mensagens exibidas
Ao aprovar um item já aprovado ou rejeitar um item já rejeitado, o sistema exibe mensagens correspondentes à situação.


As funcionalidades mencionadas estarão disponíveis no aplicativo, a partir da versão 2.2.5, funcionando da mesma forma que na web.
CONTROLE DE ACESSO
Captura facial aprimorada entrega ainda mais segurança
O processo de validação facial para visitantes e prestadores de serviços foi significativamente aprimorado, para aumentar a precisão, segurança e entregar uma experiência mais intuitiva ao usuário. Confira, a seguir, o que mudou.
→ Mensagem Padrão na Modal de Cadastro Facial: ao iniciar o processo, a mensagem “Encaixe seu rosto na forma oval” será exibida como orientação inicial.
→ Proporção entre a Altura do Rosto e a Altura do Vídeo: caso o rosto esteja muito distante ou muito próximo da câmera, o sistema exibirá a mensagem: “Ajuste a distância do rosto para que ele fique corretamente enquadrado.”

→ Detecção de Alinhamento com a Câmera: se o usuário não estiver olhando diretamente para a câmera, será apresentada a mensagem: “Por favor, alinhe sua cabeça para que os olhos fiquem nivelados”.

→ Avaliação das Proporções Faciais: o sistema verifica proporções como a distância entre os olhos e a altura do rosto. Caso as proporções sejam inválidas, a mensagem exibida será: “Aproxime mais seu rosto”.

→ Medição da Nitidez da Imagem: o nível de nitidez da imagem capturada será analisado. Se a imagem não estiver nítida, o sistema exibirá o aviso: “A foto atual não está nítida, por favor refaça”.

→ Confirmação da Imagem Capturada: após a captura da imagem, o sistema exibirá a mensagem de sucesso: “Captura realizada com sucesso”.
Estas melhorias estão disponíveis no aplicativo, a partir da versão 2.2.5.
PORTARIA
Exibição de unidade e veículo no painel inicial
Para agilizar o controle de acessos, agora o porteiro pode conferir no painel inicial do Módulo Portaria os registros sobre unidade e veículo que acessaram o condomínio. As informações são exibidas em duas novas colunas, implementadas na seção “Últimos acessos” da tela inicial.

A melhoria é válida para condomínios que possuem o Plano Controle de Acesso e o registro da unidade e veículo será exibido para usuários que tenham alguma forma de acesso habilitada em “Entrada Autônoma”, seja ela facial, chave virtual e outras.
Parametrização da frequência de visita para visitantes e prestadores
No menu de configurações do portal, na seção “Controle de Visitantes”, foi adicionada uma nova funcionalidade, na opção “Quais tipos de frequência são permitidos por pessoa autorizada?”. Agora, ao lado de cada tipo de frequência, há uma nova coluna chamada “Pessoa Autorizada”.
Por padrão, essa coluna vem preenchida com a opção “Ambos”, permitindo que tanto visitantes, quanto prestadores, sejam cadastrados para qualquer tipo de frequência.

Ao clicar no menu suspenso, é possível selecionar entre as opções: Visitante, Prestador, e Ambos.

Como funciona?
A configuração definida nesta opção impactará diretamente o cadastro de visitas. Veja abaixo alguns exemplos práticos:
→ Tipo de frequência: Única | Pessoa autorizada: Visitante. Significa que, ao cadastrar uma visita com frequência única, será exibida apenas a opção para cadastrar visitantes.
→ Tipo de frequência: Temporário | Pessoa autorizada: Prestador. Ao cadastrar uma visita com frequência temporária, será exibida apenas a opção para cadastrar prestadores.
→ Tipo de frequência: Permanente | Pessoa autorizada: Ambos. Ao cadastrar uma visita com frequência permanente, serão exibidas as opções para cadastrar visitantes e prestadores.
Caso nenhuma opção esteja selecionada, o sistema não permitirá o cadastro de visitantes ou prestadores. Esta melhoria está disponível no aplicativo, a partir da versão 2.2.8.
Novas validações para Chave Virtual de visitantes
Para portais que possuem o plano de Controle de Acesso e estão integrados ao Situator, foram implementadas as novas validações. A seguir, entenda como cada uma delas funciona.
→ Usuário Inativo no Situator
Caso o usuário seja inativado apenas no Situator, ao tentar utilizar a chave virtual, o sistema exibirá uma mensagem de erro e o acesso será automaticamente negado.

→ Usuário Marcado como “Não Autorizado”
Quando o usuário estiver com a configuração de “Não autorizado” em suas permissões de acesso, ao tentar utilizar a Chave Virtual, o sistema exibirá uma mensagem de erro. O acesso não será permitido. Esta melhoria está disponível no aplicativo a partir da versão 2.2.5.

Cadastro de acesso facial via portaria no sistema web
Nas configurações do portal, em Entrada Autônoma, foi adicionada a opção “Permitir que somente síndico e usuários com permissão ‘Gerenciar Controle de Acesso’ possam cadastrar acesso facial através do módulo Portaria. Por padrão, a opção vem desabilitada.

Registro de acesso facial durante a entrada de visitantes
Após cadastrar uma visita, ao registrar a chegada, o porteiro terá a opção de cadastrar o acesso facial. Esta opção está disponível em “Autorizações” e “Registre uma visita”.
Antes de retornar ao painel de Portaria, será exibida a mensagem abaixo.

Ao clicar em “Cancelar”, o sistema redireciona o usuário ao painel de portaria. Caso clique em “Cadastrar”, o usuário será direcionado à tela de cadastro do acesso facial, semelhante ao fluxo existente no link do visitante, mas sem chaves de abertura remota.
Orientação ao usuário
Como o cadastro de acesso facial abre uma nova aba no navegador, foi incluída a mensagem: “Para voltar ao módulo ‘Portaria’ basta fechar esta guia”.

Processo de cadastro de acesso facial
Ao clicar em “Cadastrar Acesso Facial”, é exibida uma modal com orientação sobre a chave de acesso. Clicando em “Continuar”, o processo de cadastramento será iniciado.

Funcionalidades no painel de Portaria
Também foi disponibilizado o ícone de câmera na listagem de visitantes ativos, permitindo cadastrar ou alterar o acesso facial diretamente por meio do ícone.

Ao clicar no ícone de câmera, será exibida a mesma modal para o cadastramento do acesso facial. Durante o cadastro de uma nova visita pelo painel de Portaria, em “Registre uma Visita”, ao preencher os dados do visitante, uma modal solicitará o cadastro do acesso facial ao final.

Regras sobre fotos e validade de acessos faciais
A foto do cadastro de acesso facial será armazenada na Winker.

A cada nova visita do mesmo visitante, será necessário cadastrar um novo acesso facial para que conste no Situator. Caso a configuração para acesso facial esteja habilitada, a opção de foto obrigatória para registro de visita será removida.

Regras de disponibilidade do acesso facial
Visitantes com facial já existente: se o visitante tentar acessar novamente, sem cadastrar um novo acesso facial, a foto da visita anterior será exibida, mas não permitirá acesso ao dispositivo.

Período de validade
O acesso facial ficará disponível no Situator apenas durante o período da visita e, caso a visita tenha um horário definido, será válido somente nesse intervalo. Para visitas sem horário definido, a facial ficará disponível das 00:00 às 23:59.
Esta melhoria está disponível a partir da versão 2.2.9.
CADASTROS
Ajuste nos perfis para cadastro de outros moradores
Esta é uma novidade que atende uma realidade já consolidada em condomínios, os aluguéis temporários, por meio de plataformas como o Airbnb. A fim de manter a segurança e controle sobre o cadastro de moradores nestas situações, foram implementadas mudanças que permitem refinar as permissões de cadastro, de acordo com os perfis de usuários.
Como funciona?
Agora, usuários podem cadastrar outros moradores, desde que esta funcionalidade específica esteja liberada para o seu perfil. A seguir, entenda as novas regras e possibilidades de cadastro para cada perfil de usuário.
→ Proprietários e procuradores
Usuários com qualquer perfil de Proprietário podem cadastrar moradores com qualquer tipo de perfil, o mesmo ocorre para o perfil Procuração.

→ Inquilinos
Usuários com perfil de Inquilino podem cadastrar apenas outros inquilinos, incluindo Cônjuge, Filho, Outro parentesco, Responsável contratualmente ou Sem parentesco. Neste caso, não é permitido ao inquilino cadastrar inquilinos temporários.

→ Imobiliárias
Usuários com perfil de Imobiliária poderão cadastrar Todos os perfis de inquilino , bem como Outros usuários com perfil de imobiliária.

→ Inquilinos Temporários
Se um inquilino temporário for cadastrado por um Proprietário, ele poderá cadastrar apenas outros inquilinos temporários. Durante o cadastro, será exibida a mesma data e hora programada para o primeiro inquilino temporário.

Já Inquilinos Temporários que foram cadastrados por outro inquilino temporário não podem cadastrar novos usuários.
As novas regras são válidas a partir da versão 2.2.8 .
WINKER PRO
Personalização do histórico contábil dos Títulos a Pagar e Títulos a Receber
Para proporcionar mais controle, precisão e flexibilidade na estruturação dos lançamentos, agora é possível personalizar o histórico contábil dos Títulos a Pagar e Títulos a Receber.
Essa novidade impacta diretamente a organização dos relatórios financeiros e a montagem da pasta de prestação de contas mensal, garantindo mais clareza e padronização nas informações contábeis.
Como funciona para Títulos a Receber?
Acesse Configurações e Histórico Contábil.

Os seguintes campos podem ser definidos de acordo com sua preferência:
→ Descrição: informações complementares sobre o recebimento.
→ Competência: mês de referência do título.
→ Conta Financeira: conta vinculada ao recebimento.
→ Unidade: unidade condominial associada ao título.
→ Número do Lançamento/NF: identificação numérica do registro.

Além disso, a ordem desses campos pode ser ajustada. Basta arrastar e soltar para organizá-los, conforme a necessidade da sua administradora, garantindo uma visão mais lógica e eficiente das informações.
Importante: o campo Prefixo pode ser preenchido para completar o histórico ou deixado em branco, caso não seja necessário.
Como funciona para Títulos a Pagar?
Acesse Configurações e Histórico Contábil.
Os títulos a pagar agora podem conter as seguintes variáveis:
→ Fornecedor (Razão Social e/ou Nome Fantasia): nome cadastrado do fornecedor.
→ Descrição: informações complementares sobre o pagamento.
→ Número do Documento (NF/Parcela): identificação do número da Nota Fiscal e Parcela.
→ Número do Cheque: caso o pagamento seja feito via cheque.
→ Conta Financeira: conta vinculada ao pagamento.
→ Competência: mês de referência do título.

Importante: para o campo de “Fornecedor”, você pode escolher exibir a Razão Social, o Nome Fantasia ou ambos, dependendo da sua necessidade.
Configuração de padrão e aplicação em massa
Os históricos podem ser definidos como padrão para todos os condomínios ou personalizados individualmente para condomínios específicos. Para criar um histórico específico, basta clicar em “INCLUIR” e, após salvá-lo, clicar em “VINCULAR HISTÓRICO” e selecionar o portal ou portais desejados.

Após definir um histórico como padrão, o sistema permite o reprocessamento dos lançamentos anteriores, garantindo que todas as informações já registradas sejam ajustadas, conforme a nova estrutura escolhida. Acesse essa funcionalidade em Títulos a Pagar/Receber > Selecione os Títulos > Mais opções > Reprocessar Histórico Contábil.

Melhoria para cobranças de reservas
Uma nova configuração foi implementada para reduzir problemas com cancelamentos inesperados, separar a cobrança de reservas das cobranças de consumo (como água e gás) e garantir mais clareza e organização no fluxo contábil.
Como funciona?
Em Condomínio > Configurações > Cota Condominial > Configuração, foi disponibilizada a opção “Reserva de área comum”, com as opções “Mês da competência” e “Mês anterior à competência”.

Entenda o que acontece quando selecionada cada uma das configurações:
→ Mês da competência: as cotas das reservas serão geradas sempre no mês da utilização, ideal para quem prefere manter tudo em tempo real.
→ Mês anterior à competência: as cotas das reservas serão geradas sempre no mês posterior à utilização, evitando cobranças indevidas em casos de cancelamento.
Esta configuração será aplicada somente para reservas com forma de cobrança em cota condominial.
Mais agilidade no relatório de programação de pagamentos
Esta melhoria traz mais praticidade no momento de localizar e acessar os documentos anexados.
Ao gerar um relatório de programação de pagamentos com a opção “Gerar link para visualização de anexo no PDF” selecionada, haverá um ícone de clipe no relatório, indicando todos os anexos de documentos diretamente na listagem.

Para gerar um relatório de programação de pagamentos acesse: Financeiro > Títulos a Pagar > Programação de Pagamentos > Ver pagamentos programados > Mais opções > Gerar Relatório.
Upload de documentos para pessoas e unidades
A fim de otimizar a organização e o acesso a informações importantes, agora é possível anexar documentos diretamente no cadastro de Pessoas e Unidades.
Como funciona para Pessoas?
É possível adicionar documentos pessoais, como RG, CPF, CNH, entre outros. Para isso, acesse Administração > Pessoas, selecione o perfil do usuário e, na seção Documentos > Anexos, faça o upload dos arquivos.

Esses documentos ficam disponíveis para consulta tanto no cadastro da pessoa, quanto em todas as unidades às quais essa pessoa estiver vinculada.

Como funciona para unidades?
É possível adicionar documentos diretamente nas unidades, como matrícula, habite-se, certidão, laudo de vistoria e outros documentos relevantes. Para isso, acesse Condomínio > Unidades e, na seção Documentos > Anexos da unidade, faça o upload do arquivo.

Para facilitar a consulta de documentos da unidade e de seus moradores, acesse: Condomínio > Unidades. Na lista de unidades, clique no ícone de anexos para visualizar os arquivos disponíveis, tanto da unidade, quanto dos usuários vinculados a ela.

Download de boletos com capa (ZIP)
O acesso e gerenciamento de boletos está mais ágil, por meio desta melhoria que permite baixar boletos com capa, em formato compactado (.zip).
Como funciona?
Acesse Financeiro > Cotas Geradas, selecione o mês desejado e clique no botão “BOLETOS”, onde encontrará a nova opção.

Anonimização de dados nos relatórios financeiros
O Winker Pro garante o tratamento seguro de dados pessoais sensíveis, evitando possíveis danos aos titulares das informações e a novidade a seguir garante ainda mais segurança neste sentido.
O sistema conta com um novo campo, chamado “Visibilidade dos dados pessoais”, inserido especificamente para configuração da exibição de dados pessoais, nos seguintes relatórios: Contas a Receber, Inadimplentes, Composição Cota Condominial e Previsto x Recebimento Mensal.

As opções de visualizações são:
→ Informações sem restrições: exibe Nome Completo e Documento das pessoas vinculadas à informação.
→ Informações mascaradas: exibe Primeiro nome, seguido de ***, e apenas o início dos documentos vinculados à informação.
→ Não exibe as informações: desta forma, não exibe o Nome nem o Documento vinculados à informação.