Confira as novidades Winker lançadas em março! Um dos destaques é o autocadastro de convidados no módulo Reservas, para que o condômino não precise cadastrar manualmente a lista de convidados. Já no Winker Pro, o Certificado Digital A1 da administradora agora pode ser cadastrado diretamente no sistema.
RESERVAS
Autocadastro de convidados em eventos
Convidados para eventos agora podem fazer o próprio cadastro no portal do condomínio e confirmar presença, assim, o condômino não precisa mais cadastrar manualmente cada um de seus convidados.
Quais são os benefícios e o que mudou?
→ Integração com controle de acesso: os convidados podem ser cadastrados como visitantes e obter autorizações de entrada, caso a opção “Permite cadastrar como visitante os convidados?” esteja ativada. O convite incluirá os tipos de acesso definidos em “Entrada Autônoma”, seguindo as regras do sistema.
→ Gestão eficiente: os solicitantes podem gerenciar suas listas de convidados de maneira simples, com opções para editar e excluir cadastros diretamente pelo sistema.
→ Comunicação rápida: a possibilidade de compartilhar o convite via WhatsApp e copiar o link facilita o envio e garante que todos os convidados recebam as informações necessárias.
→ Notificações automáticas: o solicitante recebe alertas sobre confirmações de presença e eventuais aprovações pendentes, garantindo controle total sobre o evento.
Como o autocadastro funciona?
1. Configuração da lista de convidados
Nas configurações do recurso, ao ativar a opção “Habilitar lista de convidados”, será disponibilizada uma nova configuração: “Permitir que os convidados se cadastrem sem aprovação do solicitante da reserva?”.

→ Com a configuração ativada
O solicitante da reserva (morador) poderá compartilhar um link para que os convidados se cadastrem e confirmem presença no evento diretamente, sem necessidade de aprovação.
O link será gerado automaticamente no momento da reserva.
Para usuários que possuem integração com Controle de Acesso, se a opção “Permite cadastrar como visitante os convidados?” estiver ativada, o convite incluirá os tipos de entradas definidos para os visitantes em “Entrada autônoma”.
- Cadastro facial: o cadastramento facial é obrigatório, após o envio do formulário, não é possível alterá-lo.
- Acesso aos outros tipos de entrada: os tipos de entrada definidos serão exibidos apenas após o envio do formulário e conforme as configurações para visitantes em “Entrada autônoma”. Além disso, o convite de acesso estará disponível para utilização do convidado somente 30 minutos antes do horário marcado para o evento.

→ Com a configuração desativada
O solicitante ainda poderá compartilhar um link, mas precisará aprovar ou reprovar cada cadastro de convidado.
O link será gerado automaticamente no momento da reserva.
Para usuários que possuem integração com Controle de Acesso, as mesmas funcionalidades de acesso para visitantes estarão disponíveis.
2. Reserva na web
→ Mensagem ao criar uma reserva
Ao cadastrar uma reserva, será exibida uma mensagem de sucesso com as seguintes opções:
- Clique aqui para gerenciar sua lista de convidados
- Enviar convite via WhatsApp
- Copiar convite

Ao clicar em “Clique aqui para gerenciar sua lista de convidados” o usuário será direcionado para a tela de cadastro de convidados.

Ao cadastrar um convidado manualmente, será exibido apenas o ícone de exclusão.

Se houver integração com controle de acesso e a configuração “Permite cadastrar como visitante os convidados?” estiver ativada, além do ícone de exclusão, aparecerão as opções de compartilhar via WhatsApp e copiar link.

Se um convidado se cadastrar pelo link o solicitante poderá aprovar ou recusar o cadastro.
Caso o cadastro seja aprovado, será exibido o ícone de exclusão.
Caso o cadastro seja recusado, o nome não será mais exibido na lista e, ao acessar o link, o convidado terá acesso ao formulário de cadastro inicial.
→ Se um convidado de um portal com controle de acesso e que tenha facial habilitada se cadastrar pelo link, o solicitante poderá ver a foto da facial cadastrada, aleḿ de aprovar ou recusar o cadastro.

Caso o cadastro seja aprovado, serão exibidos, além do ícone de exclusão, as opções de compartilhar via WhatsApp e copiar link e o usuário não poderá mais alterar a facial no link.
Caso o cadastro seja recusado, o nome não será mais exibido na lista e, ao acessar o link, o convidado terá acesso ao formulário de cadastro inicial.
Ao clicar em “Enviar convite via WhatsApp”, o usuário será direcionado para o aplicativo e poderá enviar o convite diretamente.

Ao clicar em “Copiar convite”, o link será copiado para que o solicitante compartilhe da maneira que preferir.

Ao clicar na reserva diretamente no calendário, serão exibidas as opções para compartilhar o convite via WhatsApp e para copiar o convite, se comportando conforme descrito acima.

Notificações
O solicitante receberá push e e-mail de confirmação da reserva. Quando a nova configuração estiver habilitada e o convidado se cadastrar, o solicitante receberá o push, conforme imagem abaixo.

No caso da nova configuração desabilitada, o solicitante receberá o push com opções para aprovar ou reprovar.

Ao clicar no push sem moderar, o usuário será redirecionado para tela inicial do aplicativo.
Em breve, será lançada uma melhoria para que o usuário seja redirecionado para tela de minhas reservas, onde o mesmo terá acesso à lista de convidados e compartilhamento do link.

No e-mail de confirmação da reserva, constará a opção “Clique aqui para gerenciar sua lista de convidados”.

Ao clicar nesse botão, o usuário será redirecionado para “Minhas Reservas”, onde, além de ter acesso à lista de convidados, poderá compartilhar o convite via WhatsApp ou copiar o link.

3. Acessando o link
Primeiro acesso ao link: o convidado verá as informações do evento e um formulário para se cadastrar.

Se for de um portal com controle de acesso e que tenha facial habilitada, a facial será solicitada e obrigatória.

Se a configuração estiver ativada, será exibida uma mensagem de confirmação após o mesmo concluir o cadastro.

Se a configuração estiver desativada, o cadastro será enviado para aprovação do solicitante, conforme imagem abaixo.

Se o convidado acessar o link novamente, verá as informações do evento. Se houver controle de acesso e o convidado tentar acessar antes do horário permitido, será exibida a opção de cadastrar o facial, junto à mensagem de que a chave estará disponível 30 minutos antes do evento.
Antes da moderação do usuário, o convidado ainda pode alterar a facial, após aprovação, não é mais possível.

Após a aprovação do cadastro pelo usuário, o convidado não poderá alterar a facial. Caso tente, o sistema informa que não é possível.

4. Reserva no Aplicativo
Ao cadastrar uma nova reserva e selecioná-la, será exibida a opção “Compartilhar Convite”.

Ao clicar em “Compartilhar Convite”, serão exibidas as opções para compartilhar via WhatsApp ou copiar o link.
Ao acessar a “Lista de Convidados”, os convidados que foram cadastrados pelo usuário e/ou já tiveram os cadastros aprovados serão exibidos na lista.
No caso de cadastros com facial, a miniatura da foto é exibida na listagem também.

Ao clicar em “…” , serão exibidas as opções “Editar convidado”, “Compartilhar convite” e “Excluir convidado”.

Se houver convidados aguardando aprovação, um ícone de notificação será exibido.

Ao clicar no ícone de notificação, será exibida a lista de convidados pendentes, com os respectivos ícones para aprovar ou reprovar cada um.

Importante: para reservas retroativas ou futuras criadas via web, como o link não foi gerado, ao clicar em “Enviar convite via WhatsApp” ou “Copiar convite”, será exibido um alerta informando a indisponibilidade do link.

No aplicativo, a opção de compartilhar convite não será exibida para reservas retroativas.
CONTROLE DE ACESSO
Compartilhamento do link de acesso em múltiplos dispositivos
Para ampliar a flexibilidade no controle no acesso de visitantes e prestadores de serviço, esta atualização permite que o link de acesso, antes restrito a um único dispositivo, seja utilizado em vários dispositivos, conforme a configuração definida. Assim, há mais equilíbrio entre segurança e praticidade, permitindo que cada usuário configure a melhor abordagem para sua realidade.
Quais são os benefícios e o que mudou?
→ Experiência personalizada: cada condomínio pode definir se deseja manter restrições ou liberar o acesso em múltiplos dispositivos, adaptando a funcionalidade às suas necessidades.
→ Mais controle: para aqueles que preferem manter regras de segurança mais rígidas, a opção de restringir o acesso segue disponível, permitindo um gerenciamento mais seguro e estruturado.
Como funciona?
A novidade está nas configurações do portal, na aba Entrada Autônoma, e fica disponível quando a configuração “Habilitar módulo para os visitantes?” estiver habilitada.

Se ativada, o mesmo link poderá ser utilizado em diferentes dispositivos sem qualquer limitação.
Se desativada, o acesso será restrito conforme as regras definidas.
Validação facial mais ágil e confiável
O reconhecimento facial recebeu melhorias que garante uma validação mais ágil, confiável e livre de erros. Agora, variações de iluminação e posicionamento não prejudicam mais a qualidade das imagens captadas, o que evita perda de tempo com novas tentativas para o reconhecimento facial.
Quais são os benefícios e o que mudou?
→ Orientação em tempo real: durante o processo, o usuário recebe instruções claras para posicionar o rosto corretamente, reduzindo erros e melhorando a taxa de sucesso do reconhecimento facial.
→ Qualidade: a captura em múltiplos ângulos assegura que a imagem do rosto seja precisa e abrangente, aumentando a eficácia do sistema de validação.
Melhorias implementadas
→ Ajuste automático de brilho no momento da captura para melhor visibilidade.
→ Instruções claras e em tempo real, orientando o usuário durante o processo.
→ Captura aprimorada com múltiplos ângulos para garantir máxima qualidade.

→ Envio inteligente, permitindo apenas fotos nítidas e sem obstruções no rosto.

WINKER PRO
Envio manual de remessa de pagamentos
Uma nova opção implementada em “Tipo de integração” facilita a geração de registro e o cancelamento de arquivos de remessa de pagamento, garantindo mais praticidade e controle para os usuários que utilizam bancos homologados via CNAB.
Quais são os benefícios e o que mudou?
Ao incluir/editar uma conta financeira, está disponível a opção “Manual”, em “Tipo de integração”. Ao registrar um pagamento desta conta específica, o arquivo de remessa será salvo em seu computador.
Como funciona?
Para gerar remessas de programação de pagamentos por envio manual, é preciso que a parametrização seja feita no convênio da conta financeira. Acesse o menu: Contas Financeiras > Convênio > Pagamento.
Então, configure a integração, selecionando o tipo de integração “Manual”.

→ Como gerar uma remessa?
Acesse Títulos a Pagar > Programação de Pagamentos > Ver Pagamentos Programados.
Selecione os títulos que serão enviados no arquivo. Clique em Registrar Pagamentos para gerar o arquivo de remessa, que será salvo em seu computador.
Para enviar o arquivo ao banco, acesse o internet banking da sua instituição financeira e realize o envio do arquivo conforme as instruções do banco.
Caso seja necessário cancelar a programação de pagamentos, é possível gerar um arquivo de remessa de cancelamento, tanto no processo manual, quanto no processo automatizado via VAN.
→ Como cancelar uma remessa?
Acesse a tela de Programação de Pagamentos. Selecione os títulos que foram enviados ao banco e que deseja cancelar. Clique em “Mais Opções” e selecione “Gerar Remessa de Cancelamento”.

Realize o envio do arquivo de cancelamento ao banco, por meio do internet banking, conforme as diretrizes da instituição financeira.
Seguindo estas etapas, você garante uma gestão eficiente e segura dos pagamentos por arquivo de remessa.
Certificado Digital no sistema financeiro
O Certificado Digital A1 da administradora agora pode ser cadastrado diretamente no Winker Pro, permitindo o uso integrado do certificado pelos condomínios que possuem procuração.
Quais são os benefícios e o que mudou?
A melhoria otimiza recursos da gestão condominial, além de garantir praticidade, segurança e eficiência no sincronismo de dados com a Receita Federal.
Como funciona?
→ Passo a passo para o cadastro
Acesse o sistema com um usuário que possua permissão para gerenciar certificados digitais. Acesse o menu Administração > Administradora, selecione a administradora e clique na opção Certificado Digital.

Em “Incluir Certificado”, a inclusão do arquivo do Certificado Digital A1 está disponível, também é necessário informar a senha para utilização do certificado.

Confirme o cadastro e aguarde a validação do sistema. Após a confirmação, o certificado estará disponível para uso pelos condomínios com procuração.
Importante
O sistema adota como regra a utilização do certificado digital vinculado diretamente ao cadastro do condomínio. Caso o condomínio não possua um certificado próprio cadastrado, o sistema aplicará automaticamente o certificado digital da administradora, garantindo a continuidade e a segurança das operações.
Para que esse processo funcione de maneira eficiente e sem interrupções, é fundamental que todas as procurações digitais dos condomínios estejam devidamente registradas no e-CAC, autorizando a administradora a atuar em seu nome.
Novas API’s bancárias para Sicoob (V3) e Bradesco
Agora, o Winker Pro conta com API do Banco Bradesco para automatizar processos financeiros e com API do Sicoob atualizada para a versão 3 (V3).
Quais são os benefícios e o que mudou?
Significa que a geração de boletos e cobranças pode ser realizada de forma direta, com automação que traz mais agilidade e eficiência à gestão financeira.
→ API Banco Bradesco
Através desta nova integração, estão disponíveis as seguintes funcionalidades:
– Registro de boletos: gere boletos de cobrança de forma online e integrada.
– Registros: consulte e remova registros de boletos diretamente pelo sistema.
– Liquidação: atualização automática do status de liquidação dos boletos.
Como funciona?
Para ativar essa integração, consulte o Guia de Integração com o Banco Bradesco ou entre em contato com nossa equipe de suporte.
→ Atualização Sicoob V3
A nova versão da API de Cobrança Bancária foi lançada pelo Sicoob para aprimorar serviços e garantir mais segurança nas transações financeiras.
Com essa atualização, a versão antiga V2 será desativada e todas as contas integradas precisarão ser migradas até 30 de abril de 2025 para evitar interrupções nos serviços.
O que mudou na versão 3?
A nova versão da API mantém todas as funcionalidades essenciais:
– Gerenciamento de boletos: registro, consulta e cancelamento de boletos de forma integrada.
– Negativação de pagadores: inclusão de registros de inadimplência para facilitar a gestão de risco.
– Protesto de boletos: ações legais para a cobrança de débitos em aberto.
– Movimentação financeira: consulta de extratos para conciliação diretamente no sistema.
– Pagamentos (em desenvolvimento): programação de pagamentos de despesas.
Como funciona?
Para garantir a continuidade dos serviços, é essencial que todas as contas integradas realizem a migração para a versão 3 da API até 30 de abril de 2025.
Consulte o manual completo da API ou entre em contato com o suporte técnico do Banco Sicoob para mais detalhes sobre a atualização.
Tela de conferência em Títulos a Pagar
Esta nova tela foi implementada em “Títulos a Pagar” e pode ser utilizada como uma nova etapa na programação de pagamentos ao banco, garantindo maior controle e segurança na execução financeira.
Como funciona?
Para acessar a tela, no menu Financeiro, clique em “Títulos a Pagar”, selecione os títulos e clique em Programação de pagamentos > Conferir lançamentos.

→ Conferência de Pagamentos
Durante o processo de conferência, serão exibidos todos os dados relevantes para análise do pagamento, incluindo: Conta Contábil, Fornecedor, Data de Emissão da Nota Fiscal, Data de Vencimento do Pagamento, Modalidade de Pagamento e Competência.

→ Modos de Agrupamento
O sistema permite os modos de agrupamentos, em dois formatos: “Agrupar apenas pela conta financeira” e “Agrupar pela conta financeira e condomínio”.

→ Visualização de Documentos
Foi implementada uma funcionalidade para a exibição de documentos vinculados aos pagamentos, permitindo ao usuário escolher entre “Abrir documento na tela do lançamento” e “Abrir documentos em tela separada”.

Ao clicar sobre o pagamento, serão abertas as imagens anexas, conforme a configuração do botão de visualização de documentos.

→ Ações do Agente de Contas a Pagar
Após a conferência, o agente de Contas a Pagar deverá realizar uma das seguintes ações:

Identificação de inconsistência: caso alguma inconsistência seja encontrada, o agente poderá informar o problema detectado e o pagamento não seguirá para programação ao clicar no botão “Programar Pagamentos”.

Confirmação do pagamento: se todas as informações estiverem corretas, o pagamento poderá ser programado diretamente ao fim da conferência.

Reversão da conferência: se um erro for cometido ao acionar o botão de conferência, basta acioná-lo novamente para que a conferência seja removida automaticamente.
→ Salvamento de Progresso
Caso a conferência precise ser interrompida por qualquer motivo, o sistema manterá todas as alterações realizadas até o momento. Na tela de Títulos a Pagar, os pagamentos conferidos ou com inconsistências serão identificados por meio de símbolos indicativos para facilitar a retomada do processo.

Ao clicar nos símbolos na tela de Títulos a Pagar, será possível validar todo o histórico de conferência deste pagamento até o momento atual.

Não se preocupe: caso um pagamento esteja conferido e pronto para a programação, mas alguém precise alterá-lo, o sistema entenderá que houve modificação e exigirá uma nova conferência, retirando assim o status de conferido e mantendo o histórico.
Importação de pagamentos recorrentes via planilha
Para quem lida com diversos pagamentos recorrentes, agora ficou muito mais prático importar em lote no sistema. Essa melhoria facilita a gestão financeira e reduz o trabalho manual.
Quais são os benefícios e o que mudou?
Importação rápida e eficiente: cadastre pagamentos recorrentes em massa para qualquer condomínio, de forma simples e ágil. Basta preencher a planilha com o CNPJ do condomínio, e o sistema criará automaticamente a recorrência no local correto.
Facilidade na migração de dados: se você já utiliza outro sistema, a transição para o Winker Pro fica muito mais fácil. Basta exportar seus dados e importá-los por meio da planilha, garantindo uma migração rápida e sem complicações.
Como funciona?
Em “Títulos a Pagar” foi inserida a opção “Importar via Planilha”. Para acessá-la, clique em Títulos a Pagar > Recorrência > Mais Opções > Importar via Planilha.
Para gerar um relatório de programação de pagamentos acesse: Financeiro > Títulos a Pagar > Programação de Pagamentos > Ver pagamentos programados > Mais opções > Gerar Relatório.
WINKER FLOW
Menu de Produtos Winker
O acesso a todas as soluções Winker agora está centralizado e simplificado no novo Menu de Produtos, implementado no Winker Flow. O ícone desta nova funcionalidade estará sempre disponível no canto superior direito da página, o que proporciona agilidade no acesso a todas as ferramentas.
Quais são os benefícios e o que mudou?
→ Acesso intuitivo: um único lugar para acesso a todas as soluções Winker, com ícones específicos que representam cada aplicação.
→ Agilidade: na troca de contexto entre sistemas e aplicativos, reduzindo a perda de tempo com buscas ou diferentes logins.
Como funciona?
Na página inicial do Flow, basta clicar no ícone quadrado, no canto superior direito, para acessar o Menu de Produtos Winker.

Neste menu, estão disponíveis os seguintes produtos, que podem ser acessados com apenas um clique:
Aplicativo: abre uma nova aba com o endereço do Winker App;
Pro: abre uma nova aba com o endereço do Winker Pro;
Flow: abre nova aba com o endereço do Runtime do Winker Flow;
Minha empresa: abre uma nova aba com o direcionamento do Organograma;
Chat: abre uma nova aba com o direcionamento do Winker Chat.
Personalização do Kanban
Com esta atualização, o Kanban do Flow recebeu melhorias que tornam a organização das tarefas mais intuitiva e flexível para os usuários.

Quais são os benefícios e o que mudou?
→ Novo layout: as etapas finais (conclusão) do flow foram posicionadas ao lado direito do Kanban, facilitando a distinção entre as etapas em andamento e as etapas finais. As tarefas arquivadas estão disponíveis abaixo do botão para criar uma nova tarefa.

→ Menos etapas: é possível minimizar as etapas que o usuário não precisa acompanhar ativamente. Isso reduz a poluição visual, mantendo apenas o que é realmente importante no momento.

→ Rapidez: mesmo com a etapa minimizada, um contador exibe a quantidade de tarefas existentes naquela coluna. Assim, o usuário tem uma visão rápida do volume de tarefas sem precisar expandir cada etapa. Para minimizar uma etapa, deve-se clicar na setinha ao lado direito de cada etapa.

→ Controle: para acessar as tarefas arquivadas ou as que se encontram nas etapas finais, basta clicar no quadrado correspondente. Então, abre-se uma janela que apresenta a lista de todas as tarefas arquivadas ou finalizadas, permitindo que o usuário pesquise ou gerencie esses itens facilmente.
