O cargo de síndico exige, entre inúmeras outras competências, a capacidade de ser multidisciplinar.
São muitas responsabilidades que acabam por transformar a rotina em um grande desafio e, dessa realidade, a Winker entende, em especial pelas demandas de moradores que tomam muito tempo.
O que isso significa na prática? Que tudo o que um síndico precisa resolver pode ser feito de forma digital, com alguns cliques, direto no aplicativo ou web. Resumindo, significa tempo
Nesse artigo, falaremos sobre recursos Winker mais utilizados pelos síndicos, para que você entenda por que essas funcionalidades têm o poder de transformar a gestão do condomínio.
1. Assembleia Virtual
Um módulo que permite a deliberação e votação à distância, pelo celular ou computador, com segurança, comodidade e validade jurídica. Na Assembleia Virtual Winker, condôminos participam da tomada de decisões com mais liberdade, de onde estiverem.
O processo de organização de assembleias presenciais, quase sempre complexo, com local físico e equipamentos, pode ser deixado para trás. Além disso, todo esse trabalho para o encontro presencial quase nunca é recompensado, já que é comum a baixa participação e, mesmo assim, sempre pode haver alguma confusão.
Nesse contexto, muitas vezes, o síndico toma decisões de forma solitária e, quando algo sai errado, é culpado pelos moradores, os mesmos que não participam das assembleias.
2. Controle de Acesso
Segurança é uma demanda contínua em condomínios e, novamente, o síndico sempre é culpado pelos moradores quando acontece algum incidente envolvendo falta de segurança.
Outro dos recursos Winker é a Chave Virtual, que faz parte do módulo Controle de Acesso e entrega autonomia para que condôminos ou visitantes acessem o condomínio com segurança e rapidez.
Esqueça chaves, tags ou biometria. Com a Chave Virtual, basta deslizar o dedo na tela do celular e abrir a porta do condomínio. Para visitantes, a Chave Virtual é enviada por WhatsApp e funciona de acordo com data, horário e local estabelecidos. Assim, não é necessário interfonar, esperar e ficar exposto a riscos ou mau tempo.
Direto na plataforma Winker, funciona também o módulo Câmeras Online, para que o morador confira se o perímetro está seguro antes de entrar ou sair do condomínio. Afinal, nunca sabemos o que está nos esperando na rua quando o portão da garagem se abre, não é mesmo?
Quando o síndico tem ferramentas como essas, ele sabe que o condomínio e moradores estão de fato seguros. A qualquer momento, é possível conferir quem acessou o condomínio, pois tudo fica registrado na Winker.
3. Telemetria da caixa-d’água
Um problema de vazamento no condomínio só é percebido quando chega a conta de água muito acima do valor normal. O módulo Telemetria da Caixa d’água foi desenvolvido para evitar surpresas desagradáveis como essa.
Acompanhar e controlar em tempo real a quantidade de água fornecida, o nível de reservatórios e a verificação de falhas mecânicas são algumas das possibilidades. Além disso, o acompanhamento pode ocorrer mesmo à distância da edificação.
O síndico consegue ainda se antecipar à falta de abastecimento, avisar moradores sobre racionamento e contratar caminhão-pipa, quando necessário, para garantir o abastecimento. Sabemos que a falta de água, principalmente no início da noite ou próximo ao meio dia é dor de cabeça certa para o síndico.
4. Balancete Interativo
A prestação de contas do condomínio na palma da mão de síndicos e de moradores. Essa é a definição do módulo Balancete Interativo, que gera transparência e acaba com a desconfiança de moradores sobre a gestão financeira.
Condôminos também conseguem fazer sugestões através do Balancete Interativo e a prestação e aprovação de contas não vai mais depender de um balancete físico. Essas centenas de páginas, além de pouco práticas, não contribuem para o entendimento de moradores, que passam a desconfiar da gestão financeira.
No Balancete Interativo, todos os documentos podem ser digitalizados e disponibilizados no mesmo lugar, para conferência, aprovação e pareceres.
Sabe aquele morador que vive cobrando investimentos ou compras? Com os recursos Winker, o síndico pode sugerir que ele analise as contas no aplicativo Winker, para entender que não há recursos disponíveis para a demanda dele.
5. Correspondências
Quando um vigilante do condomínio precisa se preocupar com entregas que chegam à portaria do condomínio, a segurança pode ser afetada, concorda?
O módulo Correspondências faz com que moradores sejam notificados, via aviso no celular e e-mail, quando alguma correspondência está disponível. A funcionalidade evita que as entregas se acumulem na portaria, mesmo aquelas importantes, com prazo de resposta legal.
Outro benefício é que o condômino não pode falar que não recebeu a correspondência ou que não foi avisado, já que há registros completos na Winker.
6. Mensagens
É difícil acompanhar toda a comunicação do condomínio, se ela acontece no WhatsApp e e-mail, pois algo importante pode se perder em meio a assuntos desnecessários.
Melhor é ter a comunicação centralizada, organizada e com a certeza de que ela chega em quem precisa, com o módulo Mensagens.
Há ainda a opção de criar grupos de acordo com assuntos específicos, como classificados, indicações e assuntos administrativos, ou de enviar mensagens segmentadas. Tudo isso aproxima o condômino da gestão.
7. Reservas
Todo o síndico já passou por algo parecido: o condômino que não leva em consideração o regimento interno ao reservar uma área de uso comum e gera uma confusão. Ou, pior, quando a falta de organização é tão grande que dois moradores reservam o salão para o mesmo dia.
O módulo Reservas garante que o regimento interno seja respeitado, pois é configurado de acordo com as regras do condomínio.
Na Winker, a reserva é realizada com alguns cliques, direto na plataforma e, para aqueles que alegam ter esquecido, o sistema envia lembretes prévios sobre a data e espaço reservados.
Qual síndico nunca se deparou com aquele morador que faz a reserva, esquece e se nega a pagar porque não utilizou o espaço reservado?
Quando a reserva é para um evento, o condômino pode cadastrar a lista de convidados, o que facilita a conferência pelo vigilante e segurança do condomínio.
8. Boletos
As funções do síndico são muitas e lembrar condôminos sobre o pagamento do condomínio não precisa ser mais uma. Para isso, existe o módulo Boletos, que disponibiliza o boleto do condomínio no aplicativo.
Assim, o morador não pode usar como desculpa pela falta de pagamento o fato de não ter recebido ou perdido o documento. Os boletos ficam organizados, no mesmo lugar, até mesmo para conferência sobre os que já foram quitados ou não.
O pagamento em dia melhora a situação financeira do condomínio e evita problemas relacionados ao fluxo de caixa. Também não vai mais ter base aqueles pedidos do morador para atualização do boleto sem juros ou multas, por não ter recebido o mesmo até a data de vencimento.
Uma gestão otimizada
Ainda não descobrimos como fazer o tempo passar mais devagar, mas os recursos Winker já podem fazer com que o tempo do síndico seja empregado no que realmente importa.
Processos manuais, com muitos papéis e burocracia envolvida, não fazem mais sentido e esse cenário se aplica a condomínios. Então, por que não simplificar e agilizar?
Além dos recursos que já citamos até aqui, a Winker tem muitos outros, para conhecer, clique aqui.