A ideia de que a vida em condomínio é burocrática, com gestão pouco transparente e fechada, sem espaço para participação de condôminos, está ficando rapidamente no passado.
Dados da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais revelam que:
- mais de 68 milhões de brasileiros vivem em condomínios;
- o número corresponde a um terço da população do país;
- condomínios movimentam cerca de R$ 165 bilhões por ano.
Junto aos números consideráveis, que estão em crescimento, o pós-pandemia traz ainda outra evidência importante: a transformação digital invadiu segmentos e públicos com uma rapidez inédita e não há como regredir.
Em relação à tecnologia para condomínios, aconteceu o mesmo, seja na forma de fazer gestão, seja na forma de morar e compartilhar espaços. Tudo está mais simples e acessível.
Mas, quais são as principais tendências e soluções?
O que é viável para cada perfil de condomínio?
Continue a leitura e conheça 7 soluções que trazem novas respostas a várias questões recorrentes em condomínios, entre elas, a principal: é bom morar em condomínio?
1. Economia compartilhada
Ao passo que viver em condomínio também significa viver em comunidade, por que não compartilhar?
É a proposta das lavanderias compartilhadas. No lugar de cada apartamento precisar de um cômodo para lavar e secar roupas, organiza-se um espaço de uso comum dedicado à tarefa.
É uma alternativa interessante para construtoras ou incorporadoras, que gastam menos na construção dos edifícios, e também para moradores, que economizam nas contas de luz e água.
Já os equipamentos utilizados, normalmente, são do tipo industrial, ou seja, consomem menos, contam com dosadores automáticos e não deixam a desejar na eficiência.
E mais tecnologia para condomínios pode estar envolvida na gestão da lavanderia: o cadastro para utilização, a verificação e agendamento de horários, bem como pagamento podem ser realizados por aplicativo.
2. Armários inteligentes: smart lockers
Você provavelmente já deixou de receber uma entrega por não estar em casa. Mas, e se o entregador pudesse colocar a encomenda em um local seguro do condomínio, para que você pudesse retirá-la depois?
É assim que funcionam os smart lockers ou armários inteligentes.
Além da comodidade para o morador, que pode retirar a encomenda no momento em que quiser, outra vantagem é que a gestão de entregas é mais organizada e evita que a portaria fique cheia de pacotes esquecidos.
O sistema dos smart lockers pode estar integrado a aplicativos que notificam o morador sobre a chegada da encomenda, incluindo entregas de ifood, e que também registram data, horário e quem fez a retirada.
3. Assembleia Virtual
É durante a assembleia que muitos pontos importantes são definidos sobre a vida em condomínio. O momento é de consulta e oportunidade de manifestação para os condôminos.
Mesmo assim, a baixa participação ainda é um desafio para os gestores. Então, a assembleia virtual surge como solução, inclusive aprovada por lei em 2022.
Por que a assembleia virtual é melhor?
- Condôminos podem acessar o edital de forma digital, antecipadamente. Ao participar da assembleia, terão conhecimento prévio dos itens da pauta.
- É possível ampliar o período de votação e deliberação, para que cada morador se manifeste e participe no momento em que quiser e de onde estiver.
- A deliberação pode ocorrer por videochamadas, recurso com o qual a maior parte das pessoas já está habituada, principalmente, devido ao distanciamento imposto pela pandemia.
4. Tecnologia para condomínios seguros: controle de acesso autônomo
Entre os prós e contras de morar em condomínio, está a segurança.
Enquanto o tempo se torna um ativo cada vez mais valioso, junto à tendência de redução de custos em condomínios, sistemas de portaria remota ou presencial perdem espaço para o controle de acesso autônomo.
Isso porque já é possível que moradores entrem no condomínio ou recebam visitantes por meio de aplicativo integrado ao sistema de controle de acesso.
Bastam alguns cliques para abrir portas automaticamente e liberar a entrada de visitantes, ou seja, o controle de acesso é autônomo.
Como funciona e quais são os recursos?
- Chave Virtual: deslize o dedo na tela do celular para abertura da porta.
- Reconhecimento Facial: cadastre uma selfie no aplicativo e, ao chegar no condomínio, basta ficar em frente ao equipamento.
- QR Code ou QR Code Inverso: a abertura da porta acontece por leitura de um QR Code no aplicativo ou na entrada do condomínio.
- Interfone Digital: chamadas do interfone são atendidas no celular e o morador pode assistir à entrada do visitante, caso câmeras estejam integradas.
Outra possibilidade que agiliza o controle de acesso é o envio destes recursos como convite de acesso ao visitante.
Funciona por triangulação de dados, com período e localização pré-definidos para utilização e, assim que a visita entra no condomínio, o morador recebe uma notificação no aplicativo.
Obviamente, as centrais de monitoramento físicas não deixam de existir, mas passam a ter uma atuação mais inteligente, com maior foco em segurança, para chamados em que o auxílio de um operador é realmente necessário.
Os benefícios se estendem às empresas de segurança, que ganham em efetividade de atendimento, e aos condôminos e visitantes, com agilidade no acesso.
5. Prestação de contas e transparência
É caro morar em condomínio? Como funciona o pagamento da taxa condominial?
Ser questionado sobre a utilização de recursos do condomínio é mais uma das situações que um síndico ou conselheiro pode evitar com tecnologia para condomínios.
Hoje, a prestação de contas pode ser completamente digital e disponibilizada de um jeito simples a todos os condôminos, no balancete interativo.
Dessa forma, o balancete físico desorganizado e confuso é substituído por uma versão mais segura, que também facilita consultas e aprovação.
6. Gestão digital
Assim como a prestação de contas, todas as outras responsabilidades do síndico na gestão do condomínio podem ser digitais e centralizadas na mesma plataforma.
Por exemplo, pode ser bem difícil lembrar dos prazos de todas as manutenções obrigatórias no condomínio.
Mas, imagine organizar os detalhes (vencimentos, históricos, prestadores de serviço) no mesmo lugar e receber notificações via e-mail e aplicativo como lembretes.
Essa é uma das soluções da Winker para síndicos, que podem acessar todas as informações no aplicativo ou web.
Além das manutenções, há outros módulos que centralizam tudo a poucos cliques:
- contratos: registro completo sobre vencimentos, o que já foi realizado e fornecedores;
- relatórios: sobre acessos, reservas, condôminos inadimplentes, entre outros;
- multas e advertências: registro sobre notificações, entrega via aplicativo e cadastro de modelos prévios;
- reservas: gestão de reservas e configurações de acordo com o regimento interno do condomínio.
7. Super Aplicativo para condôminos
Ao mesmo tempo em que o síndico otimiza a gestão, moradores também podem ter uma vida em condomínio mais simples se puderem recorrer a um aplicativo.
Reservar uma área de uso comum começa a se tornar complicado quando é preciso descer à portaria e preencher uma lista em papel.
Já no super aplicativo Winker, o morador faz a reserva em segundos, consegue consultar datas e horários disponíveis e ainda pode cadastrar uma lista de convidados, que fica integrada ao controle de acesso.
Além das reservas, o que mais o morador pode fazer no super aplicativo?
- Receber boletos no aplicativo e consultar histórico sobre quais estão pendentes.
- Receber notificação sobre a chegada de encomendas e entregas.
- Participar de assembleias virtuais.
- Mandar e receber mensagens sobre o condomínio, centralizando e segmentando a comunicação.
- Acessar o condomínio e receber visitantes.
- Conferir nas câmeras online se é seguro entrar ou sair do condomínio.
Integração entre sistemas, pessoas e processos
Você deve ter percebido que todo o conteúdo desse artigo, na verdade, trata de uma única premissa: na vida em condomínio, diminuir burocracia e perda de tempo depende de que a tecnologia tenha o poder de conectar sistemas, pessoas e processos.
Muitas soluções disponíveis no mercado hoje oferecem somente parte das soluções citadas até aqui e dividem demandas de gestão, prestação de contas, controle de acesso, entre outras, em diferentes plataformas.
Porém, o potencial da tecnologia para condomínios é muito maior quando tudo pode ser resolvido em uma única plataforma. É o que acontece em condomínios, administradoras, construtoras e empresas de segurança que utilizam a Winker.
Nossa plataforma leva integração a todo o ecossistema condominial, para que a tecnologia faça diferença em cada uma das rotinas.