A falta de controle do abastecimento e consumo de água é um fator que afeta, principalmente, o orçamento e as contas do condomínio.
Para se antecipar a estes e outros problemas, o síndico pode recorrer à telemetria da caixa-d’água, que é um sistema de monitoramento remoto para coletar, transmitir e analisar dados em tempo real relacionados ao nível de água, pressão e qualidade do líquido armazenado em reservatórios.
Quais problemas a telemetria pode evitar?
É comum que síndicos e zeladores percebam que algo está errado somente quando chega a conta com um consumo de água muito superior à média histórica do condomínio.
Porém, quando o desperdício de água já aconteceu, por alguma falha não identificada antes, há uma conta a ser paga pelo condomínio e a busca pela solução pode demorar.
Por isso, o importante é descobrir problemas antes que causem prejuízos, sejam eles de vazamento ou de falhas mecânicas em equipamentos de caixas-d’água e cisternas.
Como funciona a telemetria da caixa-d’água Winker?
É essa antecipação que a Winker possibilita, com o módulo Telemetria da Caixa-d’água, uma solução inteligente que possibilita a gestão eficiente dos recursos hídricos, permitindo aos usuários monitorar o consumo, prever necessidades de abastecimento e evitar desperdícios.
A ferramenta foi desenvolvida para que o síndico ou zelador tenham uma percepção completa sobre o consumo de água no condomínio e, assim, evitem imprevistos.
A seguir, entenda o que a telemetria da caixa-d’água oferece e é capaz de prevenir, principalmente, em termos de gastos desnecessários.
Controle sobre a água fornecida para o condomínio
Com o módulo Telemetria da Caixa-d’água, é possível conferir a qualquer momento a quantidade de água fornecida ao condomínio, através do app. Também são disponibilizados registros e média histórica de consumo e não é necessário realizar leituras in loco.
Com esse controle na palma da mão, a descoberta de um consumo elevado acontece rápido e não apenas quando chega a conta de água muito acima do valor considerado normal.
Telemetria da caixa-d’água e monitoramento de reservatórios
Saber qual o volume de água em caixas e cisternas pode ser um transtorno, ainda mais quando isso precisa ser feito pessoalmente. Geralmente, os reservatórios ficam em espaços pouco acessíveis.
A Telemetria da Caixa-d’água permite conferir esses volumes, com uma consulta simples ao aplicativo. Mais uma vez, o síndico pode se adiantar aos problemas, como a falta de abastecimento, por exemplo, e avisar aos moradores sobre a necessidade de racionamento.
A ferramenta também disponibiliza a configuração de alertas para níveis de água que indicam um volume abaixo do considerado prudente para o condomínio.
Identificação de falhas mecânicas
Equipamentos da caixa-d’água e da cisterna podem apresentar falhas, mas descobrir o defeito somente quando o abastecimento ou o volume dos reservatórios já estiver comprometido pode se transformar em um grande problema.
Outra possibilidade oferecida pela telemetria da caixa-d’água Winker é a verificação do funcionamento da boia da caixa-d’água. Dessa forma, qualquer disfunção, como o envio ininterrupto de água, é notada imediatamente, fator que permite ações antecipadas sobre o abastecimento.
A telemetria da caixa-d’água significa tecnologia aliada à gestão do consumo de água em condomínios, pois muitas vezes, moradores nem chegam a perceber que houve algo errado e mais:
- o acompanhamento pode acontecer mesmo à distância da edificação;
- na hora de pagar a conta, surpresas desagradáveis são evitadas;
- custos com manutenção e resolução de problemas inesperados são reduzidos.
Winker no seu condomínio
Além da telemetria da caixa-d’água, várias soluções digitais estão cada vez mais presentes, sempre para facilitar rotinas e, em condomínios, não pode ser diferente.
A Winker é uma plataforma de gestão completa, em constante aprimoramento e atenta ao que administradoras e síndicos precisam para simplificar rotinas, reduzir custos e ganhar tempo. Para saber mais, clique aqui e solicite contato de um de nossos especialistas.